Hospital de Bragança sem TAC

Hospital de Bragança
Hospital de Bragança
Foto por Reis Quarteu – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=82031996
O Hospital de Bragança estará sem Tomografia Axial Computorizada (TAC), pelo menos, até 21 de setembro. Até lá não será possível realizar exames de imagem na principal Urgência do Nordeste Transmontano em casos graves como por exemplo as vítimas de AVC.

Segundo notícia do Jornal de Notícias, a administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, questionada pela Lusa, confirmou que o aparelho não está a funcionar. Os doentes urgentes estão a ser encaminhados para o Hospital de Macedo de Cavaleiros, assim como os utentes que necessitem marcar este exame.

A Urgência do hospital de Bragança é a única da região com a “Via Verde AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais)”, que prevê um atendimento mais rápido e articulado. Neste momento este atendimento específico não existe devido à falta do aparelho para realização de TAC, exame sem o qual não é possível fazer o diagnóstico para tratamento do doente.

A administração da ULS admite que já há vários anos que o aparelho “está obsoleto” e “avaria de vez em quando”. Em 2018 foi mesmo aberto um concurso público para procura de entidades externas dispostas a instalar o equipamento e a fazerem os relatórios dos exames, que continuariam a ser realizados pelos radiologistas do hospital.

Uma das condições para adjudicação do serviço era a instalação de um aparelho de TAC novo. Segundo informação prestada pela ULS à Lusa, a adjudicação estará para breve. A entidade afirma que “tem em curso a substituição do aparelho no Hospital de Bragança” e que “o objetivo é dotar esta entidade de um equipamento inovador e com maior precisão, indispensável no processo de diagnóstico dos doentes”.

O anterior aparelho, avariado durante tempo incerto, foi retirado no passado fim-de-semana e a sala está a ser preparada para receber o novo TAC. “Após a instalação e necessária parametrização, este moderno equipamento irá estar pronto a entrar em funcionamento a partir do próximo dia 21 de setembro”, garantem.

A ULS do Nordeste é responsável pelos três hospitais e 14 centros de saúde do distrito de Bragança. O Hospital de Bragança é o maior e o que tem mais valências, sendo a unidade de referência para toda a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content