Foto por João Duarte

O Bloco de Esquerda visitou, este sábado, o Canil Intermunicipal da Terra Quente Transmontana. Esta visita contou com a presença do cabeça de lista do Bloco à Assembleia da República pelo distrito de Bragança, Pedro Oliveira.

Foto por João Duarte

O Cantinho do Animal – Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia da Terra Quente Transmontana (CRO-AMTQT), em funcionamento desde 2005, responde às necessidades dos 5 concelhos da Terra Quente Transmontana (Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor).

Após a visita às instalações, Pedro Oliveira salienta a sobrelotação de animais no canil. É de lamentar o número de animais por cela, chegando, por vezes, aos 8 ou 9. No entanto, congratula-se com o facto de haver já um concurso para ampliação do canil. Ainda assim, parece-lhe uma medida paliativa, uma vez que o problema apenas fica resolvido por algum tempo, pois a taxa de adoção é inferior a 20 %.

Foto por João Duarte

O candidato refere com preocupação a quantidade de animais errantes nos Concelhos abrangidos pela Terra Quente. Para o Bloco de Esquerda de Bragança, são necessárias medidas preventivas que promovam a esterilização gratuita, para além do apoio dos municípios, para quem não consiga suportar esse custo. São necessárias medidas políticas que promovam a adoção responsável dos animais, por forma a criar melhores condições físicas e psíquicas para estes.

O candidato reflete que “a forma como tratamos os animais, diz muito do que somos enquanto sociedade.”

(Escrito por JL)

Foto por João Duarte

Deixe o seu comentário

Skip to content