Manifestação contra a exploração mineira

“NÃO PODEMOS FICAR QUIETOS! AMANHÃ SERÁ TARDE!” diz convocatória da GPSA – Preservação da Serra da Argemela para dia 10 de outubro.

Este movimento diz “não” ao “atentado” contra a saúde, à contaminação das águas, do Zêzere e dos solos. Também à poluição do ar com as “poeiras tóxicas e gases”, ao ruído noite e dia e à danificação das habitações o movimento dá a sua nega.

A destruição dos ecossistemas, do modo de vida, da memória e da identidade também são visadas nesta convocatória para o domingo, dia 10 de outubro, na freguesia do Barco, Covilhã, local onde se pode perceber a importância da Serra da Argemela, que desaparecerá caso avancem as explorações ali projetadas de lítio e de outros metais e minerais.

Convocatória:

“NÃO PODEMOS FICAR QUIETOS! AMANHÃ SERÁ TARDE!

Adiar ou esperar que as coisas se resolvam pelo melhor é apenas contribuir para que, o que agora tememos, venha a tornar-se realidade.

Agora é o momento de, mais do que nunca, nos unirmos e lutarmos por aquilo que consideramos estar correto.

Desde de 2017 que todos dizemos:

NÃO ao atentado contra a nossa saúde!

NÃO à contaminação das águas!

NÃO à contaminação do Zêzere!

NÃO à contaminação dos solos!

NÃO à poluição do ar com as poeiras tóxicas e gases!

NÃO ao ruído e noite e de dia!

NÃO à danificação das nossas habitações!

NÃO à destruição dos ecossistemas!

NÃO à destruição do nosso modo de vida!

NÃO à destruição da nossa memória e da nossa identidade!

Disse-o a Assembleia da República por UNANIMIDADE;

Disseram-no os presidentes das Câmaras Municipais da Covilhã e Fundão;

Disseram-no 21 Presidentes de Juntas de Freguesia da Covilhã e Fundão;

Disseram-no todos os partidos políticos.

Vamos dizê-lo mais alto no próximo Domingo, 10 de Outubro!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Coolabora junta mais de 60 pessoas na iniciativa “Jovens na Serra pela Terra”

Foram sobretudo estudantes do ensino secundário e da UBI que estiveram nas Penhas da Saúde, Serra da Estrela a refletir sobre “como conciliar direitos humanos com a protecção do ambiente e com a sustentabilidade do planeta? O direito à propriedade, à mobilidade, entre outros, usufruídos sem preocupações com o bem comum, podem ser lesivos das gerações mais jovens, mas também de outras formas de vida que coabitam a Terra”, numa iniciativa “integrada no projecto Coolaboratório que vai até 2023 envolver jovens em iniciativas pelos direitos humanos”.
Imagem Sementeira
Ler Mais

Sementeira regressa com exposição coletiva, música, performances teatrais, cinema e conversas

Viseu vai receber, de 12 a 16 de julho, a 11.ª edição da mostra de artes visuais e performativas que junta “arte, insubmissão e comunidade” no centro histórico. Esta edição conta com uma exposição coletiva de obras de mais de vinte artistas, na sede do Bloco de Esquerda (Rua das Ameias), além de muitas outras atividades de música, performances teatrais, cinema e conversas - tudo a acontecer durante os 4 dias da Sementeira XI! Também a Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, marcará presença no sábado, dia 15, pelas 17 horas, para uma visita guiada à exposição.
Skip to content