Teve lugar na aldeia de Rompecilha, em São Pedro do Sul, a sessão pública “Na defesa das populações do Interior” que contou com a presença de Marisa Matias e da candidatura do Bloco de Esquerda às Eleições Legislativas. Esteve presente a maioria da população residente que valorizou e agradeceu a dedicação que o Bloco de Esquerda tem demonstrado em deslocar-se a zonas praticamente isoladas, para ouvir as solicitações e necessidades sentidas, assim como partilhar as suas ideias para o desenvolvimento local.

Nesta sessão houve a intervenção de Bárbara Xavier, cabeça de lista do Bloco de Esquerda às Eleições Legislativas, Albano Santos, mandatário distrital da mesma lista e de Marisa Matias.

Marisa Matias sublinhou a importância do investimento nestas regiões, de forma a movimentar a economia local e fixar residentes e entidades empregadoras.

Bárbara Xavier reforçou o impacto que o fecho dos serviços públicos teve e tem tido nestas populações, afastando os poucos residentes que existiam. Sublinhou também que as alterações climáticas vivenciadas e a presença de grandes monoculturas influenciam o cultivo de subsistência, colocam em risco a biodiversidade da zona e aumentam a probabilidade de incêndios em zonas onde os acessos estão completamente degradados.

Por parte do público presente, um dos habitantes de Rompecilha, louvou o trabalho feito pelo Bloco nestas regiões dizendo que “falar do interior é fácil, ir ao interior do interior é que é difícil”.

De seguida o Bloco marcou presença em Penedono, o concelho mais pequeno do Distrito e um dos mais pequenos do país, e na ExpoDemo em Moimenta da Beira, onde os agradecimentos em relação ao trabalho do Bloco de Esquerda e proximidade das populações se repetiram.

Deixe o seu comentário

Skip to content