Foto por Paula Nunes | Esquerda.net

Terá lugar no próximo sábado dia 24 de Agosto, em São João de Areias, concelho de Santa Comba Dão, uma sessão pública sob o tema “Na Defesa das Populações do Interior”. Numa organização conjunta do Bloco de Esquerda e do Movimento Mexer São João de Areias, este evento contará com a presença da eurodeputada Marisa Matias, Bárbara Xavier, candidata do Bloco às legislativas, e Paulo Rodrigues, membro do Movimento Mexer São João de Areias.

Segundo os organizadores a proposta será debater os problemas e desafios do Interior do país, começando pelo já sobejamente identificado despovoamento e envelhecimento do território, e passando pela saúde, a mobilidade e o acesso aos serviços públicos.

Em comunicado da organização pode ler-se que “Portugal viu encerrar mais de 6500 serviços públicos no século XXI: 4492 escolas, 1168 juntas de freguesia, 411 estações de correio, 249 extensões de saúde, entre muitos outros serviços encerrados entre 2001 e 2014, de acordo com o levantamento feito pela Agência Lusa. Acrescem outros encerramentos em 2014 e 2015: mais de 150 repartições das finanças, tribunais (tendo sido reabertos em parte nesta legislatura) e postos de correios. Os encerramentos concentraram-se no Interior e Norte do país.
Estes encerramentos sucedem-se a um período de corte de transportes coletivos que serviam o interior e que se iniciou nos anos 90 do século XX com a privatização da Rodoviária Nacional e com o encerramento 30% das linhas férreas do país, nestes encerramento é o Interior que mais sente.”

Defendendo que “o interior, envelhecido e desabitado, é também o interior empobrecido e esquecido” esta sessão propõe debater a importância do Estado Social para a coesão territorial e a democracia, “ainda mais necessário para o Interior do país”.

A sessão terá lugar no Jardim do Largo da República em São João de Areias, às 17h. A organização convida os participantes a trazer farnel e aproveitar o lanche.

(Escrito por MFS)

Deixe o seu comentário

Skip to content