Não existe intenção de encerrar a Extensão de Saúde de Cabanas de Viriato, garantiu a coordenadora da UCSP ao Bloco

Bloco de Esquerda de Viseu reuniu com a coordenadora da UCSP de Carregal do Sal sobre a instabilidade da extensão de saúde de Cabanas de Viriato e falhas no centro de saúde de Carregal do Sal.

Representantes da candidatura do Bloco de Esquerda às eleições legislativas pelo círculo  eleitoral de Viseu, entre as quais a cabeça de lista Manuela Antunes, e do Carregal Positivo reuniram ontem com a coordenadora da Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCPS) de Carregal do Sal.

A reunião teve como objetivos conhecer o estado da extensão de saúde de Cabanas de  Viriato, bem como algumas falhas no centro de saúde de Carregal do Sal, nomeadamente a dificuldade  na marcação de consultas e a escassez daquelas durante os períodos de urgência.  

“Relativamente à situação de instabilidade da extensão de saúde de Cabanas de Viriato, a  coordenadora da UCSP de Carregal do Sal garantiu que não existe intenção de  encerramento da mesma, o que existe é falta de recursos humanos para garantir o seu  funcionamento”, adianta o Bloco de Esquerda em comunicado. 

A falta de recursos humanos fez com que cerca 500 utentes da zona de Cabanas de  Viriato passassem a ser utentes do centro de saúde de Carregal do Sal, situação que acabou por agudizar a situação no centro de saúde de Carregal do Sal, também ele com poucos recursos humanos.  

De momento, o centro de saúde de Carregal do Sal conta com apenas quatro médicos, “para  assegurar o célere funcionamento do mesmo, a UCSP precisaria no mínimo de seis  médicos”, sublinha o Bloco.  

A falta de recursos humanos estende-se ainda ao pessoal administrativo que não  corresponde às necessidades da UCSP. “Tudo isto resulta num inevitável caos no que toca  à marcação de consultas, por exemplo.”  

De acordo com a informação prestada na reunião com a coordenadora da UCSP de Carregal do Sal, o ACES DÃO LAFÕES e a ARS Centro já têm conhecimento da situação. “Contudo, os  poucos concursos que são abertos não conseguem dar resposta ao problema.”  

O Bloco remata alertando para que “a situação da falta de recursos humanos na UCSP de Carregal do Sal é transversal a todo o ACES DÃO LAFÕES pelo que, é urgente que se criem as condições  necessárias para a abertura de concursos capazes de reverter a falta de recursos humanos e os impactos que esta situação tem na vida dos e das utentes.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content