Nelas: Moreira e Aguieira dão início ao processo de restauração das freguesias

Foto de Diário de Viseu
As duas freguesias têm mais de 300 eleitores cada uma, sede própria, pelo menos uma associação que promove atividade culturais, desportivas e recreativas, uma infraestrutura desportiva e um jardim ou espaço público. São estes os requisitos imprescindíveis para uma freguesia do interior ser restaurada. 

A informação foi dada pela Câmara Municipal de Nelas e citada pelo Centro Notícias: Já deu entrada na Assembleia da República a Proposta de Lei que permite a correção do processo de extinção e agregação de freguesias realizada no período da PaF (PSD e CDS). A União de Freguesias de Moreira e Aguieira, no concelho de Nelas, cumpre os requisitos estipulados. 

Ambas as freguesias têm mais de 300 eleitores cada uma, sede própria, uma associação que promove atividades culturais, desportivas e recreativas, uma infraestrutura desportiva e um jardim ou espaço público, e ainda pode ter um funcionário transferido dos quadros da Câmara Municipal.

A restauração das Freguesias de Aguieira e Moreira depende da vontade dos órgãos das freguesias e da Assembleia Municipal. 

A Câmara Municipal de Nelas, em comunicado, refere que “está já a instruir todo o processo para concretização da restauração das freguesias de Moreira e Aguieira, pelas quais tantas gerações de autarcas lutaram e de que se viram espoliados injusta e injustificadamente, ciente de que essa divisão administrativa interna torna o Concelho de Nelas mais coeso e mais forte”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content