Foto por Green Trekker | Facebook

O Parque Natural do Alvão (PNA) fez esta segunda-feira, dia 8, 37 anos. Foi criado através de uma portaria publicada em Diário da República. O aniversário foi assinalado com um “Dia Aberto no Parque Natural do Alvão”, para sensibilização para a importância da preservação da área protegida .

O PNA, com cerca de 7220 hectares de área total, integra a Rede Natura 2000 e abrange os municípios de Mondim de Basto e Vila Real. A Serra do Alvão é uma “região com formações xistosas de grande interesse paisagístico e geológico, cujo ponto principal é a queda de água do rio Olo, em Fisgas de Ermelo. A importância da sua diversidade tanto na flora como na fauna” contribui também para a designação de Parque Natural, “bem como a arquitetura tradicional de alguns dos seus povoados, sobretudo em Ermelo e Lamas de Olo”, segundo informação da UFM.

A diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento, salientou que as visitas têm vindo a aumentar nesta fase de desconfinamento, o que tem conduzido a um reforço da vigilância dentro da área do Parque, de modo a garantir um equilíbrio.

Os municípios de Vila Real e Mondim de Basto apresentaram candidatura do projeto “Fisgar o Alvão” ao Turismo de Portugal. O objetivo é criar melhores acessibilidades ao Miradouro das Fisgas de Ermelo, as maiores quedas de água da Península Ibérica.

Deixe o seu comentário

Skip to content