Paulo Marques e Hugo Marques, ambos docentes da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, são os representantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) no projeto de investigação e desenvolvimento AI4GREEN, para melhorar a eficiência energética da rede móvel 5G.
Segundo o Diário Digital Castelo Branco, o objetivo principal do projeto é melhorar a eficiência energética da rede móvel 5G, sem comprometer a qualidade do serviço, recorrendo para isso a algoritmos de Inteligência Artificial.
Neste momento, o consumo energético da rede móvel, incluindo estações base e antenas, é a componente que mais contribui para os custos operacionais das operadoras de telecomunicações. Este consumo representa cerca de 30% das despesas no caso das redes móveis de quarta geração (4G). É portanto expectável que o consumo energético cresça com a implementação do 5G e a densificação da rede móvel.
O projeto AI4GREEN (Artificial Intelligence for 5G Green Networks), foi recentemente aprovado pelo programa P2020, no âmbito da chamada para projetos de I&D (Investigação e Desenvolvimento) industrial à escala europeia, tratando-se da componente nacional de um projeto europeu mais abrangente, aprovado pela iniciativa CELTIC (Cooperation for an European sustained Leadership in Telecommunications) do programa EUREKA, coordenado pelo KTH Royal Institute of Technology (Suécia).