Primeira Sessão da Sementeira traz (Bom) Ambiente a Viseu

dav

No último sábado, dia 13 de Abril, Maria Manuel Rola (deputada da Assembleia da República) e Bárbara Xavier (candidata independente às Eleições Europeias) estiveram à conversa sobre ambiente e alterações climáticas este sábado na sede do Bloco de Esquerda de Viseu, numa sessão por onde passaram mais de meia centena de participantes.

Segundo as convidadas, não basta querer que as pessoas adotem estilos de vida ecológicos, é necessário criar condições para isso, o que nem sempre acontece. Em muitos casos os interesses económicos sobrepõem-se aos valores ecológicos, uma realidade que só pode alterar-se com políticas públicas que limitem a acção de determinadas empresas. Foram dados exemplos como a agricultura intensiva no Alentejo e a persistência no uso do Glifosato pelo Município de Viseu.

No final da conversa o bom ambiente continuou com a atuação performativa de Make Like a Tree (projeto do ucraniano Sergey Onishenko). Sergey viaja por todo o mundo recolhendo inspiração, fotografando e compondo músicas indie-ambient-folk. A sua música transmite uma ideia de globalidade, que permitiu estender a reflexão sobre ambiente, também ele uma questão para além de qualquer fronteira.

Esta iniciativa representou a primeira do 7.º ano do projeto Sementeira. Embora com algumas variações, habitualmente a Sementeira consiste na abertura de portas da sede do BE Viseu para uma exposição coletiva sem curadoria, durante o período dos Jardins Efémeros. Em 2019 este formato está a ser repensado e reconstruído, pretendendo espalhar sementes por todo o ano através de sessões que aliem política e cultura na reflexão de assuntos tão pertinentes como o ambiente.

(Escrito por CG)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Dão
Ler Mais

Rio Dão alvo de poluição

Rio Dão | 11 de Fevereiro 2020Hoje, dia 11 de Fevereiro de 2020, o Núcleo Concelhio de Carregal…
milnorte imagem aérea
Ler Mais

Mega-hotel no Douro para vistos gold sem estudos prévios

Notícia do Público de hoje confirma denúncias do Bloco de Esquerda do Peso da Régua sobre o empreendimento turístico de luxo projetado para os terrenos da antiga fábrica Milnorte, não havendo qualquer licenciamento para o mesmo.
Skip to content