Em comunicado pode ler-se que esta 2º edição, “EM TRÂNSITO – artes performativas para novos públicos 2021 ”é composta por 3 espetáculos de música, dança e teatro, com um total de 6 sessões para “público escolar e público em geral, com foco nas famílias”.
A Quarta Parede-Associação de Artes Performativas da Covilhã anuncia que no dia 18 e 19 de outubro se inicia com 3 sessões da última criação do músico Sérgio Pelágio no âmbito do projeto “Histórias Magnéticas”, “uma história-contada-concerto sobre uma criança que viveu a transição da época do fascismo para a democracia em Portugal, dirigida ao público escolar do 1º Ciclo.” A iniciativa decorre no Auditório do Teatro das Beiras/Covilhã.
Também durante o mês de outubro, mais precisamente no dia 23 apresentam o espetáculo “Famílias” de Costanza Givone, com 2 sessões, às 14h30 e 17h30, no Auditório do Teatro das Beiras/Covilhã. Este é um “espetáculo-oficina sobre o conceito de família e como este se encontra em mutação.”
Afirmam ainda que “a programação termina com um espetáculo sobre a origem das coisas para crianças a partir dos 3 anos, “Grão – histórias de criação” da Pé de Pano, com textos de Afonso Cruz, (data e local a anunciar).”
No comunicado pode ler-se que esta 2º edição, “EM TRÂNSITO – artes performativas para novos públicos 2021, convida miúdos e graúdos para a descoberta de universos criativos que aliam o lúdico ao estímulo da imaginação e do pensamento. Acreditando que o exercício da sensibilidade artística é uma ferramenta para a vida, esta programação dirige-se à formação de públicos independentemente da sua faixa etária e tem por base uma criteriosa atenção em relação aos conteúdos e formatos dos espetáculos que acolhe.” A edição deste ano é composta por 3 espetáculos de música, dança e teatro, com um total de 6 sessões para ´público escolar e público em geral, com foco nas famílias`.”
A bilheteira estará aberta de segunda a sexta-feira das 9h30 até às 13h00 e das 14h30 às 18h00 e nos dias de espetáculo uma hora antes do mesmo.
O bilhete geral tem um preço de 6 euros, sendo que para menores de 25 anos, maiores de 65 anos, estudantes, profissionais do espetáculo, trabalhadores ADC e sócios INATEL o preço é de 3 euros e para o público escolar o preço é de 1 euro.
Histórias Magnéticas > Sérgio Pelágio
18.10.2021 I 15h00 I Auditório do Teatro das Beiras I Covilhã
19.10.2021 I 10h30 e 15h00 (2 sessões) I Auditório do Teatro das Beiras I Covilhã
PÚBLICO ESCOLAR
Sinopse
As Histórias Magnéticas viajam até à Covilhã para levar uma história-contada-concerto para guitarra elétrica e voz, seguida de um atelier para o público participante. A recente criação de Sérgio Pelágio fala de uma criança que viveu a transição do fascismo para a democracia em Portugal. Uma homenagem à geração de pais e mães que não se resignaram e arriscaram a vida para que hoje possamos viver num país melhor. Sem nunca esquecermos que, hoje como ontem, é preciso estar atento às marés!
Ficha Artística
Composição original, texto original, direção e guitarra elétrica: Sérgio Pelágio I Narração: Isabel Gaivão
Área artística: cruzamentos
Duração: 1h30 (espetáculo + atelier)
Lotação: 30 lugares por sessão. Reserva efetuada por ordem de inscrição e sujeita aos lugares disponíveis no auditório, pelo que a inscrição das turmas é obrigatória e deve ser feita atempadamente. O valor do bilhete para as crianças é de 1€ (um euro).
Contactos para inscrição: 926 276 267 ou quartaparedeartesperformativas@gmail.com
Famílias > Costanza Givone
23.10.2021 I 14h30 e 17h30 (2 sessões) I Auditório do Teatro das Beiras
Sinopse
Famílias debruça-se sobre a complexidade e riqueza dos sistemas familiares contemporâneos. Uma performer despe camadas de roupa à medida que revela fragmentos da história da sua família, cada roupa, uma personagem. Um espetáculo-oficina concebido por Costanza Givone, com materiais gráficos de Madalena Matoso, onde as memórias da performer se juntam às das crianças que participam, para construir uma árvore genealógica imaginaria.
Ficha Artística
Criação: Costanza Givone I Materiais gráficos: Madalena Matoso I Produção: Ana Carvalhosa e Cláudia Santos I Co-produção: CRL – Central Elétrica
Área artística: teatro
Tempo: 45min
Classificação etária: M/6