O Interior do Avesso, analisou as listas dos principais partidos que concorrem às eleições europeias 2019, e que já são públicas, verificou que o partido com mais candidatos do interior é o Bloco de Esquerda, com oito candidatos.

A lista encabeçada por Marisa Matias é aquela com maior representatividade territorial, dando voz a muitos movimentos progressistas recentemente despoletados.

Bárbara Xavier, natural da Guarda e residente em Viseu, ativista na Plataforma Já Marchavas é a décima primeira da lista. Em décimo terceiro a Ana Cardoso Pires, residente no distrito de Évora,

Pedro Oliveira, docente no Instituto Politécnico de Bragança, aparece em décimo sétimo, Cristina Guedes, deputada municipal do Fundão e Lúcia Pereira da Cunha, bióloga de Chaves, ocupam os lugares seguintes.

Na lista do Bloco do Esquerda aparecem mais três candidatos do interior, o professor António Gil de Viseu, Sónia Reis, contabilista no distrito de Castelo Branco e Helena Figueiredo de Évora.

O Partido Socialista conta com sete candidatos na sua lista, Idalina Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Idanha – a – Nova, Elsa Samões, professora de Carrazeda de Ansiães, Tiago Pereira, deputado municipal de Marvão, Maria Jacinto Grilo, do distrito de Beja, o presidente da Concelhia da Guarda, Agostinho Soares, Marta Costa de Viseu e por último o ex-presidente da Câmara de Chaves, Altamiro Claro. Nenhum dos candidatos na lista do Partido Socialista está em lugar de eleição.

Por sua vez o Partido Social Democrata, tem na sua lista seis candidatos, dois do distrito da Guarda, Álvaro Amaro, Presidente da Câmara da Guarda, que suspende o seu mandato, e Ângelo Silva, deputado municipal em Pinhel. Hugo Ferrinho Lopes, líder da juventude Castelo Branco é o vigésimo da lista.

Da região do Alentejo aparecem Paula Calado Fevereiro, professora de Elvas e a enfermeira Maria Conceição Pires de Beja. Por último, aparece o deputado municipal de Mondim de Bastos, Bruno Ferreira.

A Coligação Democrática Unitária, também tem seis candidatos na sua lista, Sandra Pereira, natural do distrito da Guarda, João Dias, dirigente nacional do PCP e enfermeiro de Beja, a professora de Castro Daire, Isabel Pires Sousa, João Branquinho, da Guarda, membro do conselho nacional da CGTP. Por último, Fátima Bento, arqueóloga, de Bragança.

O PAN só conta com uma candidata do interior do país, a psicóloga Carolina Almeida de Viseu.

Os outros partidos com representação no Parlamento Europeu, não têm todavia as listas públicas.

(Escrito por MM)

Deixe o seu comentário

Skip to content