A escombreira do Cabeço do Pião, Fundão, é resultante da exploração das Minas da Panasqueira concessionada pela empresa Beralt Tin and Wolfram. Esta área foi abandonada há 25 anos, sem que a empresa tenha procedido a qualquer recuperação ambiental, sendo desanexada do complexo das Minas da Panasqueira e passando assim esta responsabilidade para a Câmara Municipal do Fundão.
De acordo com exames ambientais e toxicológicos realizados pela Faculdade de Engenharia do Porto caso a escombreira sofra uma ruptura os metais pesados contaminarão o Rio Zêzere, situado na base do talude e consequentemente arrastados até à Barragem do Cabril.
Na próxima quarta-feira, dia 15 de Maio, Marisa Matias, eurodeputada e candidata do BE às eleições europeias, acompanhada de ambientalistas, antigos mineiros, população e uma comitiva dos órgãos distritais do BE, em que se incluem as candidatas do BE às eleições europeias pelo distrito de Castelo Branco, Cristina Guedes e Sónia Reis, deslocar-se-ão ao Cabeço do Pião e à escombreira que ali existe das antigas Minas da Panasqueira. A visita terá início às 13h junto ao edifício da antiga cantina que foi convertida em capela.

(Escrito por MFS)

Deixe o seu comentário

Skip to content