Santa Comba Dão: caminhada de sensibilização pela Ribeira das Hortas amanhã

É já amanhã, dia 22, que o Bloco de Esquerda promove uma caminhada de sensibilização para o estado da Ribeira das Hortas, que “poderia ser um ex-libris do concelho, mas não passa de um esgoto a céu aberto”.
Poluição Ribeira da Hortas
Poluição Ribeira da Hortas – Santa Comba Dão

A caminhada de sensibilização para alertar para o estado da Ribeira das Hortas será no próximo sábado, dia 22 de janeiro, às 10H00. O ponto de encontro é junto à Câmara Municipal.

O Bloco lembra em nota de imprensa que tem feito denúncias recorrentes desde 2011, alertando para o estado da Ribeira das Hortas devido à sua preocupante poluição.

Mais recentemente, em 2019, a deputada Maria Manuel Rola visitou o local para também chamar a atenção para este problema e em 2021, o Grupo Parlamentar do Bloco fez aprovar um projeto de resolução, por unanimidade, para despoluir a sub-bacia hidrográfica do rio Dão, onde está incluída a Ribeira das Hortas. Nesse mesmo ano, foi dirigida uma pergunta ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática a denunciar que a ribeira continua a ser alvo de descargas.

“Chegamos ao ano de 2022 e um curso de água, que atravessa a cidade de Santa Comba Dão até ao rio Dão e que poderia ser um dos ex-libris da cidade, é um esgoto a céu aberto por inoperância das entidades competentes, sejam as ambientais, seja a Câmara Municipal e/ou o Governo”, acusa o Bloco.

A Ribeira das Hortas nasce na fonte do Salgueiral e deságua no rio Dão, mas está completamente cheia de tampas de esgoto trancadas com ferros para os efluentes que se dirigem à ETAR de Santa Comba Dão (junto à foz da Ribeira das Hortas) não verterem diretamente para o curso de água, o que não acontece na maior parte das vezes.

“O Bloco não aceita, nem compactua com a passividade das Câmaras Municipais e do Governo”, considerando “urgente resolver este problema de poluição que se arrasta há mais de uma década, sobretudo, porque consideramos que existe uma falta de visão estratégica para o desenvolvimento sustentável do concelho de Santa Comba Dão ao não se aproveitar um recurso natural que poderia ser uma alavanca de atração para uma zona da cidade já ‘per si’ com potencialidades turísticas, ambientais e históricas”.

“A Ribeira das Hortas é mais um caso de poluição entre os muitos que existem no distrito de Viseu, como a Ribeira de Dardavaz ou o próprio rio Dão e que o Bloco tem denunciado de forma recorrente”, lamenta o partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Perda de eleitores no interior

A um mês das eleições legislativas, olhamos para o número de eleitores dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco.
Skip to content