Os candidatos do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Santa Comba Dão visitaram a Senhora da Ribeira e denunciaram poluição nas águas e propuseram medidas para aproveitamento da zona.
João Andrade e Carina Abreu, candidatos à Assembleia Municipal, registaram e denunciaram ao SEPNA-GNR a existência de espuma e vestígios de óleos na zona de banhos da Senhora da Ribeira, em Santa Comba Dão.
No seguimento desta visita o movimento exigiu o cumprimento do Plano de Ordenamento da Albufeira da Aguieira (POAA), considerando que este documento pode ser “fundamental para a proteção e conservação de toda a zona de água e ribeirinha abrangida pela albufeira, limitando assim certos tipos de motores utilizados em embarcações e motas de água”.
Dizem também que o POAA “proíbe a passagem de embarcações à montante da ponte ferroviária da Linha da Beira Alta que atravessa o rio Dão”, situação que não está a ser cumprida, insistindo que têm assistido à “passagem de barcos ultrapassando até a ponte pedonal sobre o Dão (que às vezes está submersa), podendo causar assim encalhamentos e acidentes.”
Potenciar a Zona Balnear da Senhora da Ribeira
O grupo considera que este espaço tem potencial suficiente para ser “uma alavanca de desenvolvimento económico, turístico e sustentável, não só do concelho, mas da região”.
Para isso propõem no seu programa a instalação de um parque de campismo e de autocaravanismo, algo que pode ser uma realidade haja “proatividade dos autarcas que governam os destinos do concelho”.
Propõem ainda que seja contratado um nadador salvador para dar “condições de segurança” para as pessoas que já visitam o espaço.