Santa Comba Dão: locais de circulação de peões não cumprem mobilidade inclusiva

Pelo concelho de Santa Comba Dão, verificam-se atravessamentos pedonais construídos de modo que dificultam a acessibilidade de pessoas com dificuldade motora, idosos, entre outros, defende o Bloco de Esquerda.
Cadeira de Rodas

As passadeiras e passeios permitem que os peões atravessem as vias, adquirindo prioridade, assegurando a funcionalidade e a segurança dos percursos. No concelho de Santa Comba Dão, defende o Bloco de Esquerda, verificam-se várias situações em que “foram criados atravessamentos pedonais sem que os mesmos obedecessem aos princípios básicos inerentes à sua conceção”.

Um dos maiores problemas detetados relaciona-se com a ausência de rebaixamentos dos passeios para acesso à passadeira, dificultando assim a acessibilidade de pessoas com dificuldade motora, idosos, entre outros.

Assim, em comunicado, o Bloco de Santa Comba Dão defende ser “extremamente importante reformular as várias passadeiras que existem pelo concelho e que não cumprem os critérios básicos de acessibilidade”.

“A mobilidade em Santa Comba Dão deve ser cada vez mais inclusiva, independentemente das suas capacidades físicas ou psíquicas, este deverá ser um padrão de qualidade para viver no concelho”, frisam, salvaguardando que “a acessibilidade deve servir a todos, sejam eles cidadãos com deficiência, os idosos, as crianças”.

Em concreto, o partido diz ter conhecimento de relatos de pessoas com dificuldade motora que caíram durante as suas “caminhadas” pela cidade, “sobretudo em passeios que tem uma inclinação incomportável”.

“Coisas simples como a falta de um paralelo no passeio ou o próprio desnível representam um bloqueio na mobilidade de muitos”, destaca o Bloco, destacando ser “urgente que se implemente um programa municipal de reformulação de passadeiras e passeios, seja na cidade, seja nas freguesias.”

Decidimos realizar um vídeo para ilustrar alguns exemplos na cidade de Santa Comba Dão. 

Locais do vídeo:

  • Centro de Saúde – Não existe rebaixamento do passeio na passadeira 
  • Escola Básica – Não existe rebaixamento do passeio na passadeira
  • José Paulo Ferreira Neves – Não existe acesso para o passeio, o que obriga à pessoa a percorrer o trajeto na via rodoviária
  • Avna. Sá Carneiro – O desnível do passeio é notório, levando à pessoa com recurso a cadeira de rodas a descair, sempre, para o lado da estrada

NOTA: A ação não foi feita por uma pessoa com mobilidade reduzida e foi meramente ilustrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content