O SinFAP – Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil partilhou, num comunicado do passado dia 14 de dezembro de 2023, que foi concluído o primeiro acordo coletivo de trabalho para Sapadores Florestais do setor privado.
Este acordo é entendido como um passo para a profissionalização e valorização dos Sapadores Florestais, que têm experienciado precariedade contratual e baixos salários. Acresce que a sua profissão implica desgaste rápido e risco.
Para Alexandre Carvalho, Presidente da Direção Nacional do SinFAP, “este acordo é um marco de transformação” porque “vem dar uma resposta que está esquecida há muito tempo”. Acrescenta que “é um incentivo a que todos os trabalhadores sejam profissionais – Sapadores Florestais profissionais” o que faz com que “todos ganhem: ganha a entidade patronal porque tem trabalhadores motivados e qualificados, e ganham os trabalhadores porque são reconhecidos”.
O sindicato garante que vai continuar a propor ações que também promovam os direitos destes trabalhadores no setor público. Para já, conseguiram aumentos salariais, subsídios de função e a implementação do estatuto profissional para Sapadores Florestais das entidades privadas. Alexandre Carvalho explica que, entretanto, já reuniram com associações representantes destes trabalhadores para negociar e implementar o acordo.