Sindicato Nacional da Proteção Civil manifesta o seu descontentamento com a ausência de respostas do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas perante os pedidos e questões que o SNPC lhe coloca.
“Por diversas vezes foram colocados pedidos de esclarecimento sobre várias matérias, que envolvem direta e indiretamente os trabalhadores, sem que haja uma resposta sobre tal matéria. Existe uma inércia não só do Conselho Diretivo do ICNF, mas também de todas as Direções Regionais”, acusa o SNPC na moção a que o Interior do Avesso teve acesso.
A atividade do sindicato baseia-se precisamente na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores que estão sob alçada do ICNF, nomeadamente os Vigilantes da Natureza e o Corpo Nacional de Agentes Florestais e a execução envolvente ao Programa de Sapador Florestal.
“Faltam respostas aos nossos pedidos e falta a coragem de mudar este paradigma em que se encontra este organismo que mais parece sem ‘Rei nem Roque’”, destaca a moção aprovada por unanimidade em Assembleia Geral no dia 4 de setembro, que exige ao ICNF:
- “Que dê resposta às solicitações de reunião que são dirigidas às Direções Regionais e ao Conselho Diretivo;
- Reorganize o acompanhamento dos Coordenadores de Prevenção Estrutural (CPE), com visitas regulares às equipas e brigadas de Sapadores Florestais e fiscalize a execução dos seus planos de atividades, bem como a aplicação dos fundos de apoio aos equipamentos de proteção individual (EPI);
- Aposte na formação profissional de Vigilantes da Natureza, Corpo Nacional de Agentes Florestais e Sapadores Florestais, para que possam executar a sua missão com mais rigor e profissionalismo;
- Reveja o manual de EPI’s e o ajuste à realidade de cada setor e aposte na distribuição pelos trabalhadores que não dispõem de EPI e fardamento;
- Dote de equipamentos rádio siresp os Vigilantes da Natureza, incumbidos de fiscalizar caçadores, caravanistas, e as áreas classificadas e protegidas;
- Valorize e respeite os trabalhadores, não são apenas números são pessoas e merecem ser tratadas com dignidade.”
A moção foi enviada ao Primeiro-Ministro; Ministro do Ambiente e Ação Climática; Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; Grupos Parlamentares da Assembleia da República e Órgãos de comunicação social.
Denúncia de assédio e violação do direito à greve pelo ICNF chega ao Governo