Ministério da Saúde é questionado sobre quando irá reabrir o SAP de Mangualde

SAP Mangualde
SAP Mangualde

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Mangualde está encerrado desde março, alegadamente devido à pandemia, colocando em causa respostas imediatas à atividade normal e à Covid-19. Bloco de Esquerda pergunta ao Governo quando será a reabertura.

“Este SAP foi encerrado em março, com o argumento pandemia de covid-19 e resulta em que os utentes tenham de se deslocar a Viseu, colocando em causa uma resposta imediata e célere à atividade normal, para além da resposta à Covid-19”, pode ler-se na pergunta entregue pela mão do deputado Moisés Ferreira.

O Bloco salienta que “este encerramento foi mais um golpe numa região já afetada pelo desaparecimento de serviço públicos e, com a falta de resposta nesta unidade, inevitavelmente assistimos a uma maior sobrecarga do Hospital São Teotónio.”

Um outro argumento para o encerramento do serviço, para além da pandemia, foi a idade dos médicos que lá atendiam. “Acontece que, esta situação, a ser verdade, é um argumento que vem dar razão aquilo que o Bloco de Esquerda tem defendido, nomeadamente o reforço da contratação de médicos para o SNS”, frisa a pergunta.

O Bloco de Esquerda defende urgência para “que o Serviço Nacional de Saúde esteja bem equipado, com serviços bem distribuídos pelo território e com maior capacidade de resposta às populações.” Para tal, na região em questão, “o Governo deve reabrir o SAP […] dotando-o dos equipamentos e dos profissionais necessários ao seu normal funcionamento.”

Nesse sentido, o Bloco questiona o Ministério da Saúde sobre se tem intenções de reabrir o SAP de Mangualde e sobre quais os motivos para o seu encerramento em março. O Governo é ainda questionado sobre se reconhece a necessidade do SAP, como forma de não sobrecarregar o Hospital São Teotónio, e se está disposto a reabrir o serviço dotando-o dos profissionais necessários.

 

Ação simbólica pela reposição do SAP a 100% em Mangualde

Moradores defendem o funcionamento pleno do SAP em Mangualde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content