A extensão de saúde de Lajeosa do Dão, que servirá a região com cerca de 1.900 habitantes, no concelho de Tondela, está sem profissionais há cerca de 15 dias, segundo adianta o Jornal do Centro.
A situação estará a acontecer porque a médica de família está ausente por licença de gravidez e, segundo a notícia, ainda não tem substituta prevista.
Em comunicado citado por este órgão de comunicação social, a Câmara Municipal terá indicado que tem alertado a tutela que a médica em causa “se encontrava em final de tempo de gravidez e que deveria ser acautelada a sua substituição”, mas nada terá sido feito, dizem.
A Câmara de Tondela, no comunicado referido, terá lembrado que “tem vindo, constantemente, a manifestar o seu desagrado em relação à forma como a saúde é tratada no concelho”.
“Falamos de uma freguesia, com cerca de 1.900 habitantes, que fica sem médico de família, com um nível de envelhecimento bastante elevado e bastante dispersa geograficamente”, poderá ler-se na nota do executivo.
O ACES Dão Lafões, contactado pelo Jornal do Centro, terá explicado que, “segundo a legislação, a equipa das USF deve colmatar a falta de elementos através da autorização de trabalho extraordinário”, pode ler-se na notícia que acrescenta que o ACES “só pode substituir os elementos ausentes a partir de 120 dias e que isso já havia sido feito com a contratação de um médico que já está em funções desde o início do mês, mas em tempo parcial”.