Turiscar recruta trabalhadores externos, mantém os seus em lay-off e recebe apoio público

Turiscar
Turiscar
Foto de despedimentos.pt
Segundo denúncias recebidas pelo site despedimentos.pt, a empresa de aluguer de automóveis está a recorrer a trabalhadores de uma empresa intermediária para ocupar as mesmas funções dos 70 trabalhadores que colocou em lay-off. Por Esquerda.net

A plataforma de recolha de denúncias de abusos laborais despedimentos.pt, noticia que recebeu relatos de que a administração da Turiscar, uma empresa de aluguer de automóveis, está a recorrer, utilizando uma empresa intermediária, a trabalhadores para as mesmas funções dos seus 70 funcionários em regime de lay-off.

Estes trabalhadores foram colocados em lay-off em abril, a “larga maioria dos quais” com suspensão do contrato de trabalho enquanto que “apenas cerca de dez foram colocados no regime de redução de horário”, sofrendo os respetivos cortes salariais.

A Turiscar tratou então de recorrer aos respetivos apoios públicos, que continua a receber, segundo o despedimentos.pt, ao mesmo tempo usa a empresa Tagus Wash&Services para fornecer trabalhadores para as funções que deveriam estar a ser cumpridas pelos trabalhadores em lay-off. Segundo as denúncias recebidas pelo site, “serão atualmente cerca de 40 trabalhadores externos, alguns a cumprir horários completos, em clara substituição das funções antes desempenhadas pelos funcionários da empresa”.

A estratégia, diz-se, estará a ser aplicada “nos vários postos da Turiscar espalhados pelo país”. Assim, “a administração da empresa está a poupar em salários à custa dos rendimentos de dezenas de trabalhadores”, conclui plataforma. A administração estará portanto “a recorrer ao apoio público para manter postos de trabalho em período de quebra de atividade” enquanto “na verdade as necessidades de trabalho mantêm-se e são substituídas por trabalhadores em outsourcing”. Para o site que revelou a notícia “com esta conduta, a administração da Turiscar está a servir-se dos apoios do Estado para uma gestão apenas destinada a maximizar o lucro num momento crítico – à custa do dinheiro público, dos trabalhadores em lay off (que têm de suportar os fortes cortes nos salários) e ainda dos trabalhadores da empresa intermediária (com baixos salários e sem direitos)”.

A Turiscar é uma empresa dedicada ao aluguer de automóveis e especializada no negócio com seguradoras, gestoras de frota e assistências em viagem, tem 24 estações em vários pontos do país e cerca de uma centena de funcionários. Iniciou atividade há cerca de três décadas, afirmando-se enquanto empresa familiar portuguesa do setor. Em 2018, foi comprada pela multinacional norte-americana Avis Budget Group.

 

Publicado em Esquerda.net a 09 de agosto de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Imagem Sementeira
Ler Mais

Sementeira regressa com exposição coletiva, música, performances teatrais, cinema e conversas

Viseu vai receber, de 12 a 16 de julho, a 11.ª edição da mostra de artes visuais e performativas que junta “arte, insubmissão e comunidade” no centro histórico. Esta edição conta com uma exposição coletiva de obras de mais de vinte artistas, na sede do Bloco de Esquerda (Rua das Ameias), além de muitas outras atividades de música, performances teatrais, cinema e conversas - tudo a acontecer durante os 4 dias da Sementeira XI! Também a Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, marcará presença no sábado, dia 15, pelas 17 horas, para uma visita guiada à exposição.
Skip to content