Foto por Município de Santa Marta de Penaguião | Facebook

Unidade de Cuidados continuados de Santa Marta de Penaguião está a trabalhar em parceria com a UCC do Douro, em Peso da Régua, desde 1 de agosto.

Os utentes de Santa Marta de Penaguião viram este serviço deslocalizado para o Peso da Régua desde o início do mês o que suscitou diversas reações. A informação surgiu na página de facebook da UCC de Santa Marta de Penaguião e levantou desde logo a revolta pelo encerramento de mais um serviço no concelho. Porém, em comunicado publicado na página da ACES Douro Norte pode ler-se que “não existe, nem existiu, qualquer encerramento de serviços no Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião. A única reestruturação efetuada, e a título temporário pelo ACES, teve como objetivo garantir a operacionalidade da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), atualmente a funcionar com uma equipa de Enfermagem reduzida a dois profissionais.”

A equipa foi inicialmente criada com 5 enfermeiros, mas tem vindo a perder profissionais desde 2012. Em declarações ao Interior do Avesso, o Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Douro I – Marão e Douro Norte, Dr. José Afonso Domingues, justifica a decisão agora tomada pelo arrastar desta situação, “fomos vendo se a situação se resolvia, mas efetivamente sem previsões e acontecendo que neste momento com as obras da USF de Sta Marta de Penaguião não havia instalações adequadas , então, atendendo às limitações que havia e ao serviço que queríamos prestar, esta colaboração (com a UCC do Douro) pareceu-nos mais profícua, e realmente neste pouco tempo que já estão a trabalhar em conjunto com a UCC do Douro verifica-se aqui uma interajuda e uma intersubstituição que não existia antes e que me parece do agrado dos profissionais.” Relativamente à satisfação dos utentes disse ainda que “ainda não temos feedback por parte dos utentes, mas cremos pelas autoridades locais que não tem havido problemas.”

Quando questionado acerca da previsão de resolução desta situação, o Dr. José Afonso Domingues, informou que não é possível saber quando se dará o regresso da UCC a Santa Marta de Penaguião dado que “o ACES Douro Norte não tem autonomia para poder recrutar elementos de enfermagem e portanto estamos dependentes do nº de elementos para poder prestar um serviço adequado, em continuidade, e é essa a nossa limitação.”

(Escrito por MFS)

Deixe o seu comentário

Skip to content