Viseu aprova saudação ao 25 de Abril e ao 1 de Maio por unanimidade

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou por unanimidade a proposta de saudação ao 25 de Abril e ao 1 de Maio levada pela representante do Bloco de Esquerda, Carolina Gomes, à sessão ordinária de 26 de Abril, a que o Chega faltou.
Cravo Vermelho em Viseu

Voto de Saudação: Reforçar Abril, defender os direitos de quem trabalha

Há cinquenta anos, no 1º de Maio de 1973, apesar da ditadura fascista, trabalhadores e povo saíram às praças e ruas do país. Com grande coragem, sabendo que haveria cargas policiais, feridos e prisões, não desistiram, exprimindo a vontade coletiva para melhorar as suas condições de vida e de trabalho, combater as injustiças e desigualdades, acabar com a exploração.

Menos de um ano depois, chegou o 25 de Abril de 1974. Comemoramos este ano o quadragésimo nono aniversário do 25 de Abril de 1974, um dos momentos mais importantes da nossa história coletiva. O 25 de Abril não é apenas importante como uma data simbólica, mas também como um processo de transformação social que modelou o nosso presente. A vitória da liberdade e da democracia contra o fascismo e a opressão permitiram iniciar a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

A explosão de democracia marcou o início de uma conquista de direitos até aí negados como os cuidados de saúde públicos, a educação, a habitação, e direito laborais: o direito ao trabalho e ao salário, o reconhecimento às férias e respetivo subsídio, a proibição dos despedimentos sem justa causa e a instituição, pela primeira vez, do salário mínimo nacional no valor de 3300 escudos. Foi também após esta data que se consagraram o direito à greve, à contratação coletiva e à organização sindical, bem como a organização de Comissões de Trabalhadores (CT).

Em 2022, a inflação superou recordes de trinta anos e, em 2023, continua a crescer. As recentes notícias de um ligeiro abrandamento apenas confirmam o prolongamento da perda de poder de compra de salários e pensões. Ainda que a ritmo oscilante, os preços continuam a subir e de forma mais pronunciada nos bens alimentares. A perda de poder de compra, o desemprego e a precariedade laboral são ataques aos direitos de quem trabalha e um obstáculo à liberdade.

Num momento em que, pelos efeitos da fortíssima inflação, da não reposição de direitos retirados no tempo da troika, dos baixos salários, das novas formas de precarização do trabalho, trabalhadoras e trabalhadores de todos os setores têm-se manifestado pelo trabalho digno e pelo direito à habitação, sendo mais do que nunca importante assinalar e valorizar o 25 de Abril, assim como o 1.º de Maio – Dia Mundial do Trabalhador, lembrando que o direito a trabalhar, em condições justas e favoráveis, com uma remuneração justa e satisfatória, que assegure a quem trabalha e à sua família uma existência compatível com a dignidade humana, é um direito humano.

Assim, a Assembleia Municipal de Viseu, reunida em sessão ordinária em 26 de Abril de 2023, delibera, ao abrigo do artigo 25.º, n.º 2 alíneas j) e k) do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro:

  1. Evidenciar o 49.º aniversário do 25 de Abril como uma comemoração de luta que tem a sua plenitude na rua, espaço público e democrático, cuja participação cumpre com a exaltação da memória e o tributo a todos aqueles que se envolveram na luta contra o fascismo e a ditadura do Estado Novo e se empenharam pela democracia social e laboral e pela implementação de um Estado social, saudando a efeméride por aclamação;

  2. Saudar o 1.º de Maio, as lutas das trabalhadoras e trabalhadores dos setores público, privado e social, e a coragem de todas e todos, que exigem dignidade, democracia e progresso social, emprego com direitos, salário e pensões dignas e serviços públicos de qualidade para todas as pessoas;

  3. A remessa do teor integral da presente proposta aos Grupos Parlamentares na Assembleia da República, à Associação 25 de Abril e às Centrais Sindicais.

Related Posts
Ler Mais

Ribeira da Sertã aparece de novo poluída

Bloco de Esquerda denuncia mais um episódio de poluição na Ribeira da Sertã, tendo alertado as entidades competentes, tal como a Câmara Municipal, SEPNA e APA. 
Castro Daire - Mapa
Ler Mais

Radiografias Concelhias: Castro Daire

Foto por Tschubby – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=87883245Castro Daire é um concelho pertencente ao Distrito de…
Skip to content