Junta de Freguesia de Rio de Loba continua a utilizar Glifosato [Vídeo]

Esta manhã um trator espalhou o produto fitofarmacêutico Roundup Flex, que contém glifosato, em Rio de Loba e Travassós de Cima (Viseu). O glifosato é um herbicida potencialmente cancerígeno, mas continua a ser insistentemente utilizado por freguesias e câmaras.

O glifosato foi declarado em 2015 pela Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro, da Organização Mundial de Saúde, como “carcinogéneo provável para o ser humano” e a sua utilização em espaços públicos, como hospitais, lares de idosos, escolas ou parques de campismo, é proibida em Portugal. A sua aplicação coloca em risco a saúde de pessoas e animais que frequentam os espaços.

No concelho de Viseu, o Bloco de Esquerda tem desde 2015 denunciado a utilização deste produto na Assembleia Municipal e em Assembleias de Freguesia, mas também através de uma campanha, atualmente ainda a decorrer, de sinalização dos espaços em que é aplicado glifosato com um autocolante que diz “Envenenamento em Curso! STOP Glifosato”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Coolabora junta mais de 60 pessoas na iniciativa “Jovens na Serra pela Terra”

Foram sobretudo estudantes do ensino secundário e da UBI que estiveram nas Penhas da Saúde, Serra da Estrela a refletir sobre “como conciliar direitos humanos com a protecção do ambiente e com a sustentabilidade do planeta? O direito à propriedade, à mobilidade, entre outros, usufruídos sem preocupações com o bem comum, podem ser lesivos das gerações mais jovens, mas também de outras formas de vida que coabitam a Terra”, numa iniciativa “integrada no projecto Coolaboratório que vai até 2023 envolver jovens em iniciativas pelos direitos humanos”.
Skip to content