Em 2019, Portugal foi pioneiro na criação e dinamização do “Fim-de-semana da vaca-loura”. Este ano irão ocorrer 25 atividades programadas em 16 localidades, dinamizadas por diferentes monitores, com o intuito de dar a conhecer a vaca-loura, o maior escaravelho da Europa, e os seus habitats.

Todas as atividades promovidas pelo Projeto VACALOURA.pt estão agendadas para as 20H, com duração prevista de 2H. Exceto casos particulares identificados na ficha de inscrição.

As atividades terão o seu programa específico, mas, de forma geral, “incluirão um passeio interpretativo ao crepúsculo, em modo de replicação do protocolo de monitorização da vaca-loura, por forma a encontrar e monitorizar a espécie no respetivo local.”

Os eventos agendados distribuem-se pelos distritos de Aveiro, Braga, Porto, Vila Real (Vila Real) e Viseu (Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul e Viseu).

Todos são gratuitos, mas limitados a 9 inscrições (havendo possibilidade de haver grupos alargados consoante o número de monitores disponíveis para cada atividade). A inscrição pode ser feita através de formulário.

“O Projeto VACALOURA.pt é um projeto de ciência cidadã coordenado pela Associação Bioliving em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a Sociedade Portuguesa de Entomologia e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.”

Tem como objetivo compilar e organizar informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações da Vaca-Loura e dos restantes escaravelhos da família Lucanidae em Portugal.

Deixe o seu comentário

Skip to content