Entrevista no Fontelo a embaixadores do projeto VACALOURA.pt

O Interior do Avesso esteve na Mata do Fontelo (Viseu) à conversa com Nuno Campos e Humberto Mendes, embaixadores do projeto de ciência cidadã VACALOURA.pt. Falámos sobre a Vaca-Loura (Lucanus cervus), maior escaravelho da Europa, uma guardiã dos ecossistemas onde se insere, bem como sobre a potencialidade e riqueza da Mata do Fontelo como um desses ecossistemas, rico em árvores antigas e carvalho-alvarinho.

 

3º fim-de-semana da vaca-loura entre 28 e 30 de maio

Mata do Fontelo está a ser devastada

 

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
rui-cortes-encontro-interior-avesso-2023
Ler Mais

Rui Cortes no Encontro do Interior do Avesso 2023

Rui Cortes (Professor Catedrático da UTAD, Doutorado em Ciências Florestais) participou no Encontro do Interior do Avesso 2023, sob o mote "Semear Coesão!", que se realizou a 18 de fevereiro, no Fundão. Ouve aqui o seu testemunho.
Caminhos para o Interior com Isabel Pires, Heitor de Sousa e Patrícia Pereira. Moderação a cargo de Eduardo Marques.
Ler Mais

PARTI: um Programa de Apoio à Redução Tarifária para o Interior

Heitor de Sousa defende que um Programa de Apoio à Redução Tarifária para o Interior (PARTI) terá que ser necessariamente diferente porque, por exemplo, as regiões metropolitanas têm vários transportes (metro, comboio, autocarros) e “no interior só poderemos ter autocarros e comboios a circular”.
Catarina-Martins-mercado-produtores-viseu-1
Ler Mais

Mercado de Produtores temporário de Viseu sem condições

«No mercado de Viseu ficámos a saber por quem o usa, que as condições não são as melhores. Num investimento de perto de 1 milhão de euros, para um espaço provisório, não foi possível criar as condições para que todos os produtores e clientes pudessem usufruir condignamente. Também os comerciantes fixos têm queixas a apresentar sobre os obstáculos do novo espaço. O comércio de circuito curto é o futuro no que trata ao clima, principalmente quando a grande distribuição está a lucrar com a inflação, sem que divida com os produtores esse rendimento.» Esta iniciativa decorreu no âmbito do Roteiro pela Justiça Climática do Bloco de Esquerda Viseu e com a presença de Catarina Martins.
Skip to content