A candidatura do Bloco de Esquerda às Autárquicas de Castelo Branco, organizou no dia 11 de Setembro a iniciativa “Limpar Marateca 2021”. A candidatura considera que a acção foi um sucesso e apela aos utilizadores da barragem que depositem o lixo nos caixotes junto à estrada principal.

“Sendo a barragem de Sta. Águeda/Marateca uma das reservas que garante o abastecimento público de água potável da região, é imperativo que dela tenhamos de cuidar e tratar pois a água que bebemos é tanto mais natural, quanto mais limpa ela esteja, assim como do meio ambiente que a rodeia”, defende o Bloco em comunicado.

Antes do início da iniciativa, cumpriu-se 1 minuto de silêncio pelo falecimento do ex. Presidente da República, Jorge Sampaio.

Segundo o comunicado do Bloco, a iniciativa contou com mais de 20 participantes, “que independentemente das convicções políticas ajudaram nesta importante acção de defesa da barragem, que a todos diz respeito, na qual também se associou a Comissão Política Distrital do PAN de Castelo Branco. A todos endereçamos nosso bem-haja.”

“Foi diversificado, o lixo recolhido pelos voluntários, que durante as cerca de 2h30m de actividade, se dividiram por várias zonas da barragem. Latas, garrafas de vidro e de plástico, plásticos de automóveis, pilhas, isolamentos de cabos eléctricos, fraldas, toalhetes, restos de um frigorífico, papel, copos descartáveis, beatas, um carrinho de transporte manual, embalagens de artigos de pesca, etc.”, descrevem.

“Para além dos resultados, esta era acima de tudo uma acção de sensibilização ambiental e cívica numa causa que deve ser sempre de todos nós – a barragem e a natureza limpas.

No final, realizou-se um almoço partilhado junto à capela de Sta Águeda”, conclui o Bloco de Castelo Branco.

 

Deixe o seu comentário

Skip to content