A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e suas Filiadas convocaram uma manifestação de agricultores/as para o próximo dia 7 de fevereiro. A concentração está agendada para as 10h30, na rotunda do Quartel do Regimento de Infantaria 13. Em marcha lenta, os tratores e máquinas agrícolas vão seguir para o Largo da Câmara Municipal. No final, será votado um caderno de reclamações a entregar aos partidos políticos e a órgãos de soberania.
Na origem desta convocatória está a insatisfação que se mantém nos campos, dado que os agricultores/as consideram que as propostas do Governo não dão resposta aos seus problemas, nomeadamente os preços à produção e a falta de apoio aos agricultores/as utilizadores de baldios e áreas de pastoreio.
Em comunicado, os organizadores desta manifestação salientam que a agricultura familiar tem várias razões para lutar. Exigem mais apoios aos pequenos e médios agricultores, rendimentos dignos, instrumentos de regulação do mercado e da produção, mercados de proximidade, proteção dos baldios e da propriedade comunitária, pagamento de indemnizações e maiores preços à produção.
A 8 de fevereiro, agricultores e agricultoras manifestam-se, numa organização independente, em Macedo de Cavaleiros pela agricultura do distrito de Bragança. O encontro está agendado para as 6h, nas bombas de gasolina da zona industrial.
São iniciativas pela agricultura familiar, mundo rural, produção nacional e soberania alimentar.