Ala de Psiquiatria de Viseu preocupa Bloco de Esquerda

Foto retirada do banco de imagens Phxere
A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda recebeu algumas informações relativas ao funcionamento do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, localizado em Abraveses, deslocado de todos os outros serviços. Alguns problemas são “o aparecimento de pragas (ratos, baratas e formigas)” e o mau estado do edifício. O Bloco reivindica ainda a urgência do investimento na nova ala de Psiquiatria, já que “tem sido uma promessa constante ao longo dos anos”.

A organização distrital do Bloco de Esquerda decidiu avançar com um pedido de esclarecimento à Direcção do Centro Hospitalar Tondela-Viseu motivado por várias denúncias recebidas. 

Algumas denúncias são para alertar pelo estado do edifício, localizado em Abraveses, que segundo os bloquistas “é um edifício muito antigo e as intervenções até agora levadas a cabo apenas têm servido para remediar pequenas situações pontuais”, para além disto “o edifício concentra todo o tipo de equipamentos e/ou materiais fora de serviço, que sendo aqui depositados, contribuem para o aparecimento de pragas”.

 

O Bloco de Esquerda relembra que “a construção da ala de Psiquiatria do Hospital de São Teotónio tem sido uma promessa constante ao longo dos anos, praticamente desde a apresentação do projecto inicial”. 

Na informação que o Interior do Avesso teve acesso, a Distrital do partido afirma que “o Centro Hospitalar se prepara para investir novamente no atual edifício onde funciona a Psiquiatria, contrariando assim o anúncio feito anteriormente, relativamente à construção de uma nova ala de Psiquiatria”  junto ao hospital de São Teotónio.

 

Face a isto, o BE endereçou algumas questões à Direcção do Centro Hospitalar, nomeadamente se “tem o Conselho de Administração conhecimento das condições de funcionamento dos Serviços de Psiquiatria de Viseu” e se existe data para o início das obras de construção da prometida ala. 

Terminam lançando um desafio ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar exigindo que se honre a palavra dada e que se proceda à resolução deste problema “por forma a dar condições dignas aos utentes e aos profissionais de saúde que diariamente ali trabalham”.

 

Escrito por DG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

CooLabora juntou jovens ativistas na Serra da Estrela

A CooLabora organizou um encontro na Serra da Estrela em que participaram 50 jovens que se têm mobilizado através desta associação, na organização de campanhas de defesa dos direitos humanos. Durante dois dias participaram em oficinas e em debates em torno deste tema naquilo que foi o momento de encerramento do projeto Coolaboratório.
Skip to content