Ana Bacalhau, Madalena Sá Fernandes e Pedro Chagas Freitas entre os destaques do 3º Guarda Livros

Guarda Livros – 3º Salão do Livro da Guarda regressa à Alameda de Santo André com uma programação diversificada, que inclui apresentações de livros, concertos, debates, oficinas e atividades para o público infantojuvenil. A entrada é livre.

O Guarda Livros – Salão do Livro da Guarda está de regresso à Alameda de Santo André, onde decorre de 23 de maio a 1 de junho, com uma programação diversificada que inclui uma área de exposição e venda de livros, concertos, performances, entrevistas, apresentações de obras, debates e conversas-concerto. A edição deste ano reforça ainda a oferta dirigida ao público infantojuvenil.

Na sua terceira edição, o evento, organizado pelo Município da Guarda através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, conta com mais de 40 personalidades da cultura portuguesa, numa iniciativa de entrada livre. Entre os convidados confirmados, destacam-se o escritor Pedro Chagas Freitas (26 de maio), autor de Prometo Falhar, Madalena Sá Fernandes (31 de maio), com a apresentação do livro Deriva, e Raquel Varela (31 de maio), com O Canto do Melro.

Salão do Livro com concertos, autores nacionais e programação infantojuvenil. Foto: Município da Guarda

A componente musical assume especial relevância nesta edição, com três conversas-concerto protagonizadas por Ana Bacalhau (31 de maio) e pelos fadistas Márcia e Ricardo Ribeiro (29 de maio). O palco recebe ainda o espetáculo de Miguel Amaral (27 de maio), que homenageia Carlos Paredes no centenário do seu nascimento, seguido das atuações de Jhon Douglas (28 de maio), músico e performer brasileiro que alia poesia à intervenção social, e de Napoleão Mira (29 de maio), com o espetáculo Manual Prático para Emoções Fortes.

O programa do Guarda Livros tem sido marcado por uma forte componente multidisciplinar. Entre os momentos já realizados, destaca-se a inauguração da exposição Eduardo PESSOA Lourenço – A Biblioteca Pessoana de Eduardo Lourenço, que teve lugar a 23 de maio, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço. A mostra foi acompanhada do lançamento do catálogo oficial, que reúne textos, imagens e testemunhos sobre a vida e a obra do ensaísta guardense. Também já passaram pelo certame nomes como Luís Osório, Sara Aidos, Nuno Duarte e André Carrilho, numa programação que continua a reunir personalidades de várias áreas da cultura.

O evento inclui ainda a gravação do podcast Assim ou Assado (25 de maio), conduzido pelo rapper Sam the Kid e pelo crítico gastronómico Marco Neves. A rádio estará representada por António Sala (30 de maio), que participará num encontro especial com utentes de instituições da Guarda, numa celebração de histórias e memórias. Outros autores, como Bruno Vieira Amaral, Maria João Lopo de Carvalho e Nuno Matos Valente, também integram o programa.

Aposta nos autores locais e nos mais jovens. Foto: Município da Guarda

Tal como em edições anteriores, o Guarda Livros dá palco a autores da região, desafiados a refletir sobre diferentes géneros literários. Ângela Canez, Daniel Rocha, Fidélia Pissara, Nélson Oliveira e Ana Margarida Fonseca representam a escrita local nesta edição.

A programação infantojuvenil inclui a presença de jovens autores de romance de fantasia, como Nuno Carvalho, Ana Lanhas de Castro, Andreia Ramos e Ricardo Dias. Estão ainda previstas oficinas de ilustração com o premiado ilustrador Paulo Galindro e espetáculos de narração de histórias dirigidos ao público escolar.

Todas as atividades têm entrada livre e decorrem em paralelo com o espaço de exposição e venda de livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Ler Mais

Bancas sem JN pela primeira vez em 35 anos

A paralisação de 48 horas dos trabalhadores do jornal começou em força. Em causa estão o despedimento coletivo de entre 150 a 200 trabalhadores do Global Media Group, salários em atraso e as condições de trabalho na nova sede do JN. Em comunicado, a administração diz que quer evitar "a mais do que previsível falência do grupo".
Skip to content