Associação Move Beiras celebra 4.º aniversário da reabertura da Linha da Beira Baixa com apelo a mais investimentos nas ferrovias

A Linha da Beira Baixa celebrou o quarto aniversário da reabertura do troço Covilhã–Guarda, numa iniciativa promovida pela Associação Move Beiras, que reuniu a comunidade na estação da Benespera. A ocasião serviu para reforçar a importância do investimento contínuo na ferrovia como motor de coesão territorial e de desenvolvimento sustentável das regiões do interior.

A Associação Move Beiras assinalou este domingo, na estação ferroviária da Benespera, no concelho da Guarda, um triplo aniversário: os quatro anos da reabertura do troço Covilhã–Guarda da Linha da Beira Baixa, os três anos de existência da associação e os 132 anos desde a inauguração deste histórico eixo ferroviário no interior de Portugal.

A ocasião serviu ainda para reforçar o apelo a investimentos efetivos na ferrovia, em conformidade com os padrões europeus de mobilidade sustentável. A Linha da Beira Baixa, reaberta a 2 de maio de 2021, após 12 anos de encerramento, continua a ser um caso paradigmático dos benefícios do transporte ferroviário para as regiões do interior, necessitando, no entanto, de maior apoio para atingir todo o seu potencial enquanto fator de desenvolvimento territorial e de combate às assimetrias regionais.

O evento contou com a presença de Beatriz Realinho, David Santos e Inês Antunes, cabeças de lista do Bloco de Esquerda pelos círculos da Guarda, Viseu e Castelo Branco, que sublinharam a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento sustentável do país e para a coesão territorial.

Comitiva do Bloco de Esquerda marcou presença e reforçou a defesa do investimento na ferrovia. Foto: Tiago Resende

Num ambiente de festa e convívio, reviveram-se tradições, com destaque para a cozedura de bolos no forno da estação, os primeiros a serem ali confecionados neste século. O Grupo de Concertinas ComVida animou o lanche comunitário com música tradicional.

“Mais um aniversário da reabertura do troço Covilhã–Guarda, um aniversário da Move Beiras, e desta vez comemorados no dia em que se assinalam os 132 anos do início desta linha”, afirmaram os organizadores. A associação dirigiu ainda um agradecimento especial “a toda a comunidade que celebrou connosco ao sabor dos primeiros bolos saídos este século do forno da estação ferroviária da Benespera, ao Grupo de Concertinas ComVida CDC do Pinheiro e a todos os que tornaram possível mais um momento memorável na história da estação miradouro”.

Comunidade reunida na estação da Benespera para celebrar e reivindicar o futuro da ferrovia. Foto: Tiago Resende

Os comboios da Linha da Beira Baixa efetuam paragem em todas as estações e apeadeiros do troço Covilhã–Guarda: Caria, Belmonte/Manteigas, Maçainhas, Benespera e Barracão/Sabugal. Nas viagens entre as duas cidades, é sempre aplicado o tarifário da categoria Regional, independentemente de os passageiros viajarem em serviço Intercidades ou Regional, uma medida que visa incentivar a mobilidade no interior e reforçar a utilização da linha.

A Move Beiras, fundada em abril de 2022, tem sido uma voz ativa na defesa deste eixo ferroviário, sublinhando que o comboio representa não apenas uma alternativa ecológica de transporte, mas também um instrumento fundamental para os residentes da região e para a fixação de populações no interior do país.

Related Posts
Skip to content