A candidatura do Bloco de Esquerda no círculo eleitoral da Guarda realizou uma iniciativa na estação de comboios da Guarda, “com o objetivo de defender a concretização da ligação ferroviária entre Aveiro-Viseu-Mangualde, ligando aí com a linha da Beira Alta e com o distrito da Guarda, que por sua vez liga com a Linha da Beira Baixa”.
Esta trata-se de uma nova ligação da Linha do Norte na região de Aveiro, com a Linha da Beira Alta em Mangualde e a Linha da Beira Baixa na Guarda. De referir ainda a paragem em Viseu, neste momento a maior cidade europeia sem comboio.
Em comunicado, a candidatura do Bloco no distrito da Guarda lembra que “segundo números do próprio governo, Fornos de Algodres ficaria a 1 hora do Porto. A Guarda estaria a 1 hora de Aveiro e a cerca de metade de Viseu”.
O Bloco considera que esta é uma obra “prioritária para o Interior e para o Centro e Norte de Portugal. A sua concretização contribuiria para a coesão territorial, para a criação de emprego e para a proteção do ambiente reduzindo emissões de gases com efeito de estufa”.
“Seria ainda um importante reforço ferroviário, também no que diz respeito ao transporte de mercadorias, ainda mais tendo em conta o projeto de criar um porto seco na Guarda”, acrescenta a candidatura, lançando o desafio aos restantes partidos e candidaturas “a unirem-se em torno desta importante causa para o distrito da Guarda”.