A APBPB (Associação Promotora do Barro Preto de Bisalhães) tem previstas uma série de iniciativas para o novo ano, como forma de promoção do Barro Preto, entre as quais: concurso de olaria a começar em janeiro do novo ano, concurso de design que atribui uma edição numerada de 350 peças, bem como, acentuar a colocação de impressos nos estabelecimentos que só usam barro preto de Bisalhães.

No início do próximo ano, a associação promotora do Barro Preto irá continuar a atribuir impressos que são afixados à porta dos estabelecimentos que usam apenas barro preto de Bisalhães.

Para além disso, será também feito um concurso de design, com inscrições até 30 de abril de 2021, que prevê um projeto para a criação de uma nova peça de barro preto. A inscrição poderá ser feita a partir do e-mail da associação (barropretobisalhaes@gmail.com). Começará também em janeiro um novo curso de olaria, cujas inscrições já estão abertas.

O Barro Preto de Bisalhães é uma técnica tradicional de olaria em que as peças produzidas apresentam uma característica cor preta. A técnica é característica e específica da aldeia de Bisalhães, no concelho de Vila Real, em Portugal. Este processo de confeção de louça é Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2016.

Deixe o seu comentário

Skip to content