ASTA - Fevereiro de 2017 | Facebook

 A ASTA – Associação de Teatro e outras Artes – com sede na Covilhã, vai a Sevilha, Espanha, para o início de mais um projeto europeu de investigação, que junta o teatro à dança e à música com ensino dentro dos Estabelecimentos Prisionais.

Dá pelo nome de ESCAPE [Encouraging the use of SCenic Arts in Prisoner´s Education] e é o novo projeto artístico e pedagógico do qual faz parte a ASTA. 

O consórcio europeu que se juntou para desenhar e implementar o ESCAPE é composto pelo Nuovo Comitato, de Gubbio, Itália, que lidera o projeto, trata-se da associação artística e educacional, criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, e que é parceiro da ASTA em vários projetos europeus de pesquisa e investigação, que juntam as artes ao ensino; do consórcio fazem ainda parte a Associazioni Nuovi Linguaggi, de Loreto Itália, e a Junta da Andaluzia, através do Centro de Educação Permanente Alfonso Murriel de Sevilha, Espanha.

O ESCAPE pretende que as artes (teatro, dança e música) promovam à reintegração e complementem a tradicional oferta pedagógica já existente nos Estabelecimentos Prisionais.  

Ao longo destes dois anos, vão ser desenvolvidas várias ações de investigação, colocadas em prática nos estabelecimentos prisionais nos países dos parceiros do projeto. Será criado um manual onde se pretendem criar planos de estudo, para o uso do teatro, da dança e da música no ensino das disciplinas tradicionais; haverá nove cursos (teatro, dança e música) realizados em Estabelecimentos Prisionais em Portugal, Espanha e Itália; dois workshops abertos à comunidade sob a metodologia; três publicações científicas a partir do trabalho desenvolvido nos três países do projeto; Será criada um plataforma e-learning, uma página web e páginas sociais do ESCAPE, que permitiram o contacto e o acompanhamento do projeto;  e será ainda realizado um documentário, a ser apresentado no final do projeto.

O projeto tem a duração de dois anos e é financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Erasmus+. 

 

(Escrito por DG)

Deixe o seu comentário

Skip to content