O Bloco de Esquerda anunciou oficialmente as suas candidaturas às eleições Autárquicas de 2025 no concelho de Viseu, reafirmando o objetivo de ser a voz de quem não se revê no rumo seguido pelo atual executivo municipal.
Segundo o comunicado da Comissão Coordenadora Distrital de Viseu, o partido apresenta este ano listas “mais fortes e mais diversas do que em 2021, com mais pessoas, mais juventude e maior pluralidade”, integrando independentes e eleitores de várias sensibilidades de esquerda e centro-esquerda.
A cabeça de lista à Assembleia Municipal é Fátima Teles, docente e artista plástica de 43 anos, residente em Viseu há 16 anos. Licenciada em Artes Plásticas – Pintura e mestre em Ensino das Artes Visuais, Teles afirma acreditar que a Assembleia Municipal deve ser “o verdadeiro palco da democracia local”, defendendo uma política de proximidade e participação ativa da comunidade nas decisões do concelho.
“A Assembleia Municipal é o verdadeiro palco da democracia local. É ali que a comunidade encontra voz, que as decisões são escrutinadas e que se constrói um município mais justo e participativo. Para mim, não basta estar presente: é preciso mobilizar, ouvir e garantir que cada cidadão sinta que conta”, sublinha Fátima Teles.
Além da lista à Assembleia Municipal, o Bloco apresenta candidaturas em cinco freguesias do concelho, com os seguintes cabeças de lista:
-
Catarina Vieira – Assembleia de Freguesia de Viseu
-
José António Ribeiro da Costa – Assembleia de Freguesia de Rio de Loba
-
Cristina Teixeira – Assembleia de Freguesia de São João de Lourosa
-
Fernando António Lopes da Costa – Assembleia de Freguesia de Repeses e São Salvador
-
Célia Rodrigues – Assembleia de Freguesia de Abraveses
Num comunicado, o partido destaca que apresenta este ano listas “mais fortes e diversas” do que em 2021, integrando independentes e pessoas de diferentes sensibilidades políticas de esquerda e centro-esquerda. O Bloco sublinha ainda o objetivo de reforçar o papel das Assembleias Municipais e de Freguesia, que considera fundamentais para revitalizar a democracia local e garantir maior escrutínio das decisões do executivo municipal.
O Bloco de Esquerda critica a falta de transparência do atual executivo e defende que a Assembleia Municipal deve assumir um papel de contrapoder, recordando que, apesar de estar previsto em regimento, as sessões nunca foram transmitidas online.
Manuela Antunes, professora, ativista e membro da Comissão Coordenadora Concelhia de Viseu do BE e Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco, é mandatária e segunda candidata à Assembleia Municipal de Viseu nestas eleições.
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro de 2025.