Falta de médicos de família no distrito de Bragança leva Bloco a questionar Governo

Saúde
Saúde

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o ministério da saúde sobre a falta de médicos de família no distrito de Bragança. A falta de clínicos de medicina geral e familiar em Portugal tem vindo agravar-se. Segundo os mais recentes dados do SNS são já 1,3 milhões os utentes que não têm acesso a médicos de família. Um problema que ganha uma maior dimensão nos territórios mais despovoados e com a população mais envelhecida, como é o caso do distrito de Bragança.

A população do distrito de Bragança é servida pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, e de acordo com o portal da transparência, 9713 pessoas estão sem médicos de família, um número que tem vindo a aumentar e para agravar a situação, no presente ano, de 2022, 22 clínicos de medicina geral e familiar vão-se aposentar e em 2023 serão mais 8 clínicos. Os cuidados de saúde primários da ULS Nordeste estão repartidos por 14 centros de saúde.

O Bloco de Esquerda entende que é uma situação inaceitável para a população do distrito de Bragança e é urgente implementar medidas concretas para garantir que todas as pessoas tenham médico de família. A falta de clínicos de medicina geral e familiar em Portugal tem vindo agravar-se. Segundo os mais recentes dados do SNS são já 1,3 milhões os utentes que não têm acesso a médicos de família. Um problema que ganha uma maior dimensão nos territórios mais despovoados e com a população mais envelhecida, como é o caso do distrito de Bragança.

Os deputados do Bloco questionaram se o governo tem conhecimento da situação, e quantos médicos são necessários para que todos utentes dos cuidados primários da ULS do Nordeste tenham médico de família. O Bloco quer saber que medidas estão a ser desenvolvidas para fazer face a esta situação.

Segundo o comunicado, da Distrital do Bloco de Esquerda de Bragança, o grupo parlamentar, na espacialidade do Orçamento do Estado irá apresentar propostas para solucionar a situação, como por exemplo revisão e melhoria das carreiras, exclusividade com mais incentivos para os clínicos que se desloquem para territórios despovoados e abertura de mais vagas para a especialidade.

Related Posts
Mêda - Mapa
Ler Mais

Radiografias Concelhias: Mêda

Foto por Tschubby – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=87696535Mêda é um concelho pertencente ao distrito da Guarda,…
Skip to content