O Museu do Caramulo está a produzir, através do Jornal dos Clássicos, uma série documental sobre automóveis portugueses, as suas histórias e os seus criadores.

O objetivo é “mostrar alguns dos mais extraordinários automóveis produzidos em Portugal, evitando que as suas histórias caiam no esquecimento ou permaneçam no total desconhecimento por parte do grande público”, segundo disse Salvador Patrício Gouveia, do Museu do Caramulo, à agência Lusa.

Intitulada “Automóveis Portugueses”, a série terá seis episódios, referentes aos automóveis Felcom (1933), Edfor (1937), Alba (1952), DM (1953) e AR (1955), cinco dos que sobreviveram e ainda estão em condições de circular.

“Cada um destes cinco episódios focará a história do modelo e do seu criador, assim como do seu atual proprietário”, explicou Salvador Patrício Gouveia à Lusa, referindo também que “o último episódio será dedicado a toda a indústria e projetos motorizados portugueses e contará com a apresentação de José Barros Rodrigues”, autor de vários livros sobre automóveis produzidos em Portugal. Haverá também um episódio extra com o “making of” da série.

Para concretizar esta série, o Jornal dos Clássicos “vai recorrer a uma produção profissional e munida de todas as capacidades técnicas para poder trazer o melhor que existe na arte de contar uma história”, explicou.

A intenção é “mostrar da melhor forma possível as extraordinárias aventuras de criatividade e empreendedorismo que marcaram a era dourada da produção de automóveis em Portugal, entre os anos 30 e 50” do século XX, acrescentou.

A série já se encontra em gravações e estreará durante o segundo semestre de 2020, no canal do Jornal dos Clássicos no YouTube, com uma periodicidade semanal.

Situado no concelho de Tondela, o Museu do Caramulo integra uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos.

Produz também exposições temáticas e temporárias e organiza vários eventos, como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival e o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

O Jornal dos Clássicos – que é atualmente detido pelo Museu do Caramulo e editado exclusivamente `online` – tem como objetivo principal informar os apaixonados dos veículos antigos, clássicos e desportivos sobre todos os aspetos alusivos a este universo.

Deixe o seu comentário

Skip to content