Santa Comba Dão: Mais uma fonte de poluição denunciada na Ribeira das Hortas

O núcleo de Santa Comba Dão do Bloco de Esquerda denunciou ontem mais uma fonte do atentado ambiental no curso de água deste concelho, “em plena cidade de Santa Comba Dão”.
Poluição Ribeira da Hortas

O núcleo de Santa Comba Dão do Bloco de Esquerda denunciou ontem mais uma fonte do atentado ambiental no curso de água deste concelho, “em plena cidade de Santa Comba Dão”.

O local de descarga ilegal será perto do Parque de Estacionamento, “mais conhecido como ‘dos patos’, e é detetável pelo “cheiro nauseabundo” junto à capela da Nossa Senhora da Ponte, detetável na IP3 “sobretudo à noite”.

A água “visivelmente contaminada segue pelo caneiro paralelo à Ribeira das Hortas e vai, tal como acontece há imensas décadas, para algumas moradias para uso pessoal, nomeadamente para rega de terrenos e hortas”, o que, segundo o núcleo do Bloco, “coloca em causa a saúde pública, de imediato, destas pessoas”.

Os efluentes detetados por este núcleo, “após saírem das propriedades privadas, perdem-se pela encosta do Dão até chegar ao rio junto à antiga Escola Profissional de Santa Comba Dão”, podendo estar na origem “da espuma que se costuma ver nas margens do rio Dão, junto à ponte dos pescadores”.

Autoridades já têm conhecimento desde julho de 2021

No comunicado enviado às redações, o Bloco faz saber que “têm conhecimento da situação, pelo menos, desde julho deste ano”.

A situação não é a única e o núcleo tem feito denúncias de “episódios de poluição na Ribeira das Hortas, tendo estas denúncias começado em 2011”.

Recentemente, a Assembleia da República, após proposta do Bloco, aprovou por unanimidade um Projeto de Resolução para despoluir a sub-bacia hidrográfica do Rio Dão. Cabe agora às entidades competentes, que andam no terreno, efetivar esta decisão do Parlamento.

Para o Bloco “É inconcebível como a Ribeira das Hortas, carregada de história e de vida, que poderia até ser um dos nossos ex-libris em termos turísticos e naturais, acaba por ser um esgoto a céu aberto em plena cidade de Santa Comba Dão”.

Décadas de poluição na Ribeira das Hortas em Santa Comba Dão continua sem solução

A biodiversidade da sub-bacia Hidrográfica do Dão está debaixo de ataque

2 comments
  1. Lamento que a notícia não tenha sido suficientemente explorada e só tenham dado enfase á “cidade” de Santa Comba Dão. Para quem conhece a Bica do Salgueiral da Adiça, vulgo Ribeiro do Coito ( este o verdadeiro nome e não o que lhe é atribuído – Ribeira das Hortas), sabe bem que o problema está a montante e tudo começa por uma “apressada” obra de saneamento básico, mal executada no mandato do Dr. Orlando Mendes. Mas as gentes do “Coito”, como infelizmente somos destratados pelos santacombadenses, não merecem atenção, só porque são da aldeia.
    Façam uma pequena pesquisa por todo o curso de água, incluindo seus afluentes e verão a veracidade daquilo que escrevo.
    Basta ir á Povoação do Pregoinho, onde se localiza a exploração de águas que até há bem pouco tempo abastecia uma boa parte da cidade, através do depósito da Catraia, e verificarão o depósito de inertes, provenientes dos fogos, obras e até depósito dos variados lixos que a edilidade (seus funcionários) ali depõem.
    Aquilo que foi noticiado é apenas um pequeno cisco, num município onde impera a impunidade no que a lixeiras e ambiente diz respeito.
    Boa noite

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content