Bloco solidário com população de Podence

Crianças
Crianças

O Bloco de Esquerda questionou o ministério da educação sobre o encerramento do jardim de infância de Podence.

Foi recentemente anunciada, pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiro a intenção de encerrar o jardim de infância de Podence, com 14 crianças dos três aos seis anos. O jardim de infância serve outras freguesias contiguas à aldeia de Podence.
A intenção de enceramento já levou os pais das crianças e os habitantes da aldeia a realizarem um protesto contra o encerramento da unidade escolar. Por sua vez, o presidente da União de Freguesias, declarou à imprensa, que a DGEsT quer encerrar o jardim de infância, no âmbito do reordenamento e reajuste da Rede Escolar de Educação Pré-Escolar e das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.
A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, através da Sr.ª Vereadora, Sónia Salomé, refere que é uma decisão do Conselho Municipal de Educação e que o encerramento se deve ao “crescente número de turistas a visitar a aldeia, assim como a utilização de espaços comuns ao do jardim de infância, levantava sérias reservas à segurança daquelas crianças”.
O Bloco de Esquerda está solidário com a reivindicação dos encarregados de educação, em manter este estabelecimento de pré-escolar, que recentemente sofreu obras de beneficiação, a funcionar e cujo encerramento obrigará à deslocação das crianças para a sede de concelho, que fica a cerca de uma hora de viagem de algumas aldeias, sem transporte público digno. Esta medida será mais um contributo para reforçar os índices de despovoamento e de abandono do território.
Related Posts
Celorico da Beira - Mapa
Ler Mais

Radiografias Concelhias: Celorico da Beira

Foto por Tschubby – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=87695598Celorico da Beira é um concelho pertencente ao Distrito…
Skip to content