André Xavier - candidato do Bloco à Câmara Municipal de Bragança

O Bloco de Esquerda entregou hoje, no Tribunal de Bragança, as listas aos órgãos autárquicos do Concelho. O candidato considera que “o despovoamento do interior é um fenómeno que apesar de já antigo, perpetua-se e me preocupa”.

O Bloco de Esquerda entregou hoje, no Tribunal de Bragança, as listas aos órgãos autárquicos do Concelho. A lista à Câmara Municipal é encabeçada por André Xavier, de 19 anos, estudante de Gestão de Negócios Internacionais no Instituto Politécnico de Bragança. A lista à Assembleia Municipal é encabeçada por Liliana Fernandes, de 44 anos, que é natural de Bragança e professora do ensino básico. Foi candidata pelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Bragança em 2009 e encabeçou a lista às legislativas pelo Círculo Eleitoral de Bragança em 2011.

André Xavier, em declarações ao Interior do Avesso, considera que “o despovoamento do interior é um fenómeno que apesar de já antigo, perpetua-se e me preocupa”. 

“Apesar do concelho de Bragança resistir melhor a este fenómeno do que os outros concelhos do distrito, os resultados não são bons e tendem a agravar-se. Os empregos para os jovens são escassos e após a sua formação vêm-se forçados a procurar oportunidades em outros locais”, referiu.

“Não podemos continuar serenos perante este flagelo e acredito que esta candidatura trará propostas no sentido de inverter esta tendência. O poder local assiste ao despovoamento despreocupado, assim como os governos centrais assistem sem a preocupação adequada à emergência climática”, disse André Xavier. 

O candidato acredita que “a minha geração sofrerá das duas. É impossível ambicionar a descarbonização sem uma aposta clara nos transportes públicos, tornando-os mais eficientes e mais sustentáveis. A ferrovia é outra das nossas prioridades, que permitirá uma maior conexão entre Bragança e o resto do país, bem como a ligação a Espanha.

Não esqueceremos a cultura, o desporto e a integração das comunidades estrangeiras, que tão importantes têm sido para o nosso concelho”. 

One Comment

Deixe o seu comentário

Skip to content