Câmara Municipal da Guarda não cumpriu hastear da bandeira LGBTQIA+

Aprovada por maioria na Assembleia Municipal, no ano passado, a Câmara da Guarda não cumpriu este ano a decisão de hastear da bandeira arco-íris.
Bandeira hasteada na Covilhã. Foto Interior do Avesso
Foto Interior do Avesso

A decisão foi aprovada por maioria há um ano, no dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a 28 de junho de 2023, para que fosse este ano, no mesmo dia, hasteada a bandeira LGBTQIA+.

No entanto, a Câmara Municipal da Guarda não cumpriu a decisão da Assembleia Municipal, “colocando a bandeira arco-íris no canto esquerdo na parte interior do edifício da CM e não no seu exterior.”, critica o Bloco de Esquerda da Guarda.

O Bloco repudia em comunicado o não cumprimento da decisão tomada pela Assembleia Municipal e foi com desagrado que assistiu a vários deputados desresponsabilizarem-se “ao alegar que hastear a bandeira arco-íris no local que simboliza a República seria brincar com os símbolos nacionais”.

A Câmara Municipal da Guarda alega agora ser “um exagero do Bloco de Esquerda ou até arma política.”

O Bloco de Esquerda reagiu em comunicado alertando para a desvalorização das “lutas da população LGBTQIA+ que continua a ser alvo de discriminação com raízes materiais que operam na forma como a vida em coletivo está organizada, desde o acesso ao espaço público, aos cuidados de saúde, ao espaço escolar, ao emprego, à habitação, trabalho e proteção social.”

Coletivo Venham Mais Cinco hasteou bandeira arco-íris

Não tendo tido qualquer resposta por parte da Câmara Municipal, o coletivo Venham Mais Cinco decidiu hastear na mesma a bandeira no passado dia 28 de junho no exterior da Câmara Municipal da Guarda.

“Devido à ausência de resposta o Coletivo Venham Mais Cinco organiza esta ação, neste dia em particular, para celebrar a importância das conquistas tanto na lei como na sociedade para que as mesmas não voltem atrás, lutando por aquelas que ainda nos faltam conquistar.”, justifica o coletivo.

Related Posts
Castro Daire - Mapa
Ler Mais

Radiografias Concelhias: Castro Daire

Foto por Tschubby – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=87883245Castro Daire é um concelho pertencente ao Distrito de…
Skip to content