Freya van Dien, ativista e fundadora da iniciativa cidadã CuidaDão, participou no painel “Ambiente do Avesso?” partilhando a sua perspetiva sobre como contribuímos para a sustentabilidade ambiental cuidando de um rio ou, por outras palavras, “qual o valor de um rio para o nosso ecossistema?”

“Qual o valor de um rio para o nosso ecossistema?”, questiona. “O valor da água”, “o corta-fogo” criado por um rio, são coisas que Freya van Dien considera que quase toda a gente sabe, e que “então vale a pena cuidar qualquer ecossistema”.

O que talvez não saibamos tão bem, ou que é algo que ainda estamos a desenvolver enquanto ambientalistas, “é entender melhor como cuidamos um rio para contribuir para a sustentabilidade ambiental, como fazemos este trabalho de cuidar?”

“Há várias atividades em termos de cuidar”, explica, “reclamar, limpar” e a isto “juntar informação científica, escrever textos sobre o valor de um ecossistema saudável”. Informação e pressão, através de denúncias, algo “muito importante” para que cidadãos chamem à atenção e “à responsabilidade que existe no poder político e nessa esfera”.

Mas na opinião da ativista é também muito importante uma “cidadania ambiental”, que cria “uma maior ligação entre a comunidade e o rio, e os outros ecossistemas, e as outras áreas da Natureza, porque é a criar esta ligação, esta valorização da vida das pessoas que vai fazer a diferença”.

“Se nós enquanto cidadãos não vamos valorizar de uma maneira prática, […] diariamente, de uma maneira integrada na nossa sociedade, um rio ou uma floresta, se nós não vamos usufruir de uma maneira muito direta, muito concreta, estes serviços de ecossistema e os valores que lá estão” não vamos conseguir a “vontade de cuidar e a força de chegar a um maior equilíbrio”.

Para Freya van Dien, se a comunidade liderar pelo exemplo, ou seja dar o exemplo da “maneira em que queremos viver”, a resposta política também se vai seguir. Nesse sentido, enquanto ativista, entende que a “ligação entre comunidade e o rio” é o grande desafio “para melhor cuidar o rio”.

 

Ambiente do Avesso? O panorama ambiental do interior

Associações, Movimentos, Coletivos e Ativistas do Interior partilham as suas perspectivas e lutas pelo ambiente.

Completo

Outras participações

Deixe o seu comentário

Skip to content