“I S O L A R T E”, uma residência artística que convida vários artistas de diferentes áreas de intervenção da região, apresenta-se no dia 30 de dezembro no Grande Auditório do Teatro de Vila Real.

Esta residência artística tem o apoio do Ministério da Cultura e, segundo nota de imprensa, “permite que o Club de Vila Real apesar de atravessar uma fase bastante difícil, com a perda da sua sede centenária, consiga trabalhar e apoiar os vários artistas e tecido cultural da nossa cidade”.

Estes artistas foram convidados a “trabalharem na conceção de uma performance a partir de uma temática que nos será muito próxima, que é a nossa região enquanto identidade cultural e o isolamento já por si natural”, dizem em nota de imprensa desta produção a meias entre o Club de Vila Real e o Teatro de Vila Real.

A direção artística ficou a cargo de Vitor Hugo Ribeiro que diz que partiram de “composições de autores da região ou fundindo modas e tradições populares com uma sonoridade / visão mais atual” e pretende “transportar o público para o imaginário de artistas que entendem a arte como forma de expressão deixando à margem o estigma sobre os montes como obstáculo a uma maior abrangência nacional do seu trabalho”.

“E se queremos falar de isolamento não haverá ninguém melhor para o retratar do que aqueles que se expressam todos os dias através do canto, do dedilhar das cordas bravias e da linguagem do corpo que se move como forma de provocar a alegria e seduzir a paz” complementa Vitor Hugo Ribeiro.

A terminar a sua visão sobre esta obra, o diretor artístico deixa-nos uma pergunta e uma afirmação “haverá maior prazer no indivíduo do que perpetuar em si o desassossego da criação? Resistir é vencer”.

One Comment

Deixe o seu comentário

Skip to content