Viseu: Bloco propõe a esterilização gratuita de animais de famílias carenciadas, ou adoptados no município

Propostas do Bloco de Viseu para 2022, enviadas à Câmara Municipal, incluem medidas para proteção ambiental e promoção do bem-estar animal.
Animais de companhia

O Grupo Municipal de Viseu do Bloco de Esquerda apresentou à Câmara Municipal contributos e propostas para as Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento Municipal do Concelho de Viseu para o ano de 2022.

Os contributos dividem-se em oito áreas: maior participação popular e reforço da cidadania, responder à crise social, garantir o direito à habitação, repensar a mobilidade, promover o trabalho digno e a economia local, proteger o ambiente e os animais, valorizar a cultura e o património, e ainda apoiar o desporto.

O Bloco considera que “a crise climática foi criada pelo atual modelo socioeconómico que, ao mesmo tempo que levou o planeta ao abismo, criou desigualdade social”. Nesse sentido, sublinha que “a resposta é a justiça climática e social e também é responsabilidade das autarquias”, salvaguardando que “apesar de Viseu ter o epíteto de ‘cidade jardim’ muito ainda há a fazer no domínio ambiental e os desafios são grandes.”

Neste sentido, o partido insistiu junto da Câmara Municipal no fim da utilização de herbicidas com Glifosato no espaço público, “que tem afetado animais e há fortes indícios de ser cancerígena para o ser humano”, recorrendo a alternativas como a monda térmica, ou outras que se considerem adequadas.

Propondo ainda a “classificação do património natural da Mata do Fontelo, valorizando-o como um ecossistema único, e como um potencial polo de educação ambiental, aproveitando edifícios já existentes para esse fim e sondando a possibilidade de reabertura do Parque de Campismo” e a “criação de um programa municipal de controle e mitigação de espécies invasoras que responda a problemas como o do Crasto”.

Também na garantia do bem estar animal, o poder local “uma grande responsabilidade”, frisa o Bloco. “Desde a segunda década do séc. XX que a competência relativa ao bem-estar de animais de companhia, errantes e assilvestrados é dos municípios, no entanto Viseu tem tardado em avançar com iniciativas que concretizem essa responsabilidade.”

Neste âmbito, o Bloco de Viseu propõe a “esterilização gratuita de todos os animais pertencentes a famílias carenciadas, ou adoptados no município, e isenção do pagamento de Licença e de colocação do Microchip”, bem como a “colocação do microchip em animais errantes e comunitários em nome da autarquia”.

Todas as propostas, em todas as áreas, podem ser consultadas aqui.

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts
Skip to content