Eurodeputada Marisa Matias acompanhou a candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Lamego numa visita ao Bairro da Ponte. Em contacto com a população, tomaram conhecimento que as descargas poluentes no Rio Balsemão continuam, mesmo após denúncias desde 2018.
Em nota de imprensa sobre a ação do passado domingo, a candidatura de Lamego lembra que o Bloco de Esquerda está atento aos problemas “deste Bairro carismático da cidade de Lamego” desde 2018.
Em junho de 2018 e novamente em 2019, denunciaram junto das entidades competentes e da Câmara Municipal de Lamego descargas ilegais de efluentes que acontecem no rio Balsemão. Denúncias que ficaram sem resposta, “nunca obtivemos uma resposta, ontem, ficamos a saber que as descargas continuam.”
“Este é um verdadeiro atentado ambiental que afeta toda a população […] é necessário promover uma fiscalização ambiental regular aos nossos cursos de água de forma a garantir a qualidade da água, seja através de análises, seja através da criação de equipas de vigilância”, destaca a candidatura do Bloco.
Durante a visita foi ainda observado que estavam jovens na zona ribeirinha do Bairro da Ponte, a qual foi interdita a banhos no dia 15 de Julho de 2021 por ter sido detetado salmonella na água.
“À data ,desconhecem-se análises de contra teste à bactéria e a sinalização de interdição é inexistente na zona ribeirinha”, aponta o Bloco de Esquerda, defendendo que, sendo esta a única zona de lazer do género no centro da cidade, seria importante que a vigilância e fiscalização do local fosse feita de forma assídua, garantindo a segurança de quem a frequenta.
Outro aspeto observado durante a visita ao Bairro da Ponte foi o estado de degradação da maioria das casas. A candidatura defende a importância de “impulsionar a reabilitação urbana do Bairro da Ponte e promover a sua dinamização.”
Novas descargas ilegais no Rio Balsemão levam a denúncia do Bloco de Esquerda