Núcleo da Rede 8M de Vila Real assinala o Dia Internacional da Mulher com conversas online nos dias 7 e 8 e com presença nas ruas para distribuição de folhetos reivindicativos sobre a luta feminista.

Na iniciativa de dia 7 de Março, domingo, às 18h00, vai ser debatida a Violência de Género, explorando assuntos como a generificação da mesma, a violência em contexto universitário, a diversidade de géneros nas crianças e jovens e a mutilação genital feminina. 

A 8 de março, ocorre uma conversa pelas 21h00 sobre feminismo no interior, participação da mulher nos espaços políticos e Feminismos e luta Antifascista.

As restrições impostas pela crise pandémica forçaram o núcleo a repensar a Greve Feminista Internacional, garantindo o distanciamento social e todas as regras sanitárias em vigor, explicam em nota enviada ao Interior do Avesso.

“As nossas ações não implicam uma mobilização física das mulheres. Ao invés, convidamo-las a participar nas sessões que vão decorrer na nossa página de facebook para que juntas possamos refletir sobre um futuro feminista, democrático, antifascista e antiracista” diz uma porta-voz do movimento.

Hoje, mais do que nunca, “temos de nos unir e lutar contra o sistema patriarcal que nos arrasta, nos oprime, nos limita e nos agride. A pandemia veio reforçar e acentuar a desigualdade entre mulheres e homens. Sabemos que as mulheres sofrem mais devido à falta de partilha das tarefas domésticas e dos cuidados. Sabemos que os empregos perdidos são tendencialmente mais feminizados, como a hotelaria e a restauração, que por si só já são tradicionalmente mal pagos e precários. Sabemos que a conciliação entre a vida pessoal e a profissional é particularmente difícil para as mulheres. Estamos cientes das dificuldades acrescidas pela pandemia e estamos solidárias com todas as mulheres que viram a sua condição social e económica agravada”, acrescenta a porta-voz na nota. 

O Núcleo da Rede 8M de Vila Real adere assim ao movimento da Greve Feminista Internacional, apelando à participação nas iniciativas transmitidas em direto no Facebook.

Deixe o seu comentário

Skip to content