Em abril, a 15.ª edição da Festa do Cinema Italiano chega a Viseu

O Cine Clube de Viseu vai ser um dos palcos da 15.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que se realiza 5 a 8 de abril no IPDJ.
festa-cinema-italiano-Viseu-2022-2

A Festa do Cinema Italiano regressa a Viseu, através do Cine Clube de Viseu, para mais uma edição, a 15.ª, para apresentar filmes de novos realizadores bem como de nomes consagrados, clássicos do cinema italiano e antestreias.

A festa arranca no dia 5 de abril com uma antestreia nacional, o documentário “Futura, ou o que está por vir” de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher. Um “retrato de Itália construído através dos olhos de adolescentes que falam sobre os lugares onde vivem e se imaginam, divididos entre as oportunidades que os cercam, o sonho do que querem ser, o medo de fracassar e as provações que esperam ultrapassar.”

Também da secção Panorama, no dia 6 e abril, será exibido “Das Profundezas”, de Michelangelo Frammartino, um documentário sobre um grupo de jovens, na década de 1960, durante o boom económico em Itália, partem à descoberta da segunda gruta mais profunda do mundo: o Abismo de Bifurto.

Na quinta-feira é dia de clássico, com homenagem ao cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975), que este ano comemora o centenário do seu nascimento. É nesse âmbito que a Festa do Cinema Italiano presta uma homenagem ao autor e realizador, apresentando uma retrospetiva, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. O filme a ser exibido em Viseu, no dia 7 de abril, é “Accattone” (1961), um “olhar dolorosamente humano que se alonga pela tragédia, pela indigência, pela escassez.”

O último dia da 15.ª Festa do Cinema Italiano acontece na sexta-feira com “Os Predadores”, de Pietro Castellitto, um “cruzamento entre o drama e a mais grotesca commedia all’italiana, é um filme de estreia surpreendente que venceu o Prémio Orizzonti para melhor argumento no Festival de Veneza, revelando o talento de Pietro Castellitto, filho do grande ator Sergio Castellitto.”

Organizado pela Associação Il Sorpasso desde 2008, a Festa do Cinema Italiano realiza-se este ano em mais de dez cidades (Lisboa, Cascais, Porto, Coimbra, Viseu, Penafiel, Alverca, Aveiro, Caldas da Rainha, Almada e Lagos) e irá também decorrer em países como Brasil, Angola e Moçambique.

Programa (21h no IPDJ):
5 de abril (terça) – Futura, ou o que está por vir, de Pietro Marcello, Francesco Munzi, Alice Rohrwacher
6 de abril (quarta) – 
Das Profundezas, de Michelangelo Frammartino
7 de abril (quinta) – 
Accattone, de Pier Paolo Pasolini
8 de abril (sexta) – 
Os Predadores, de Pietro Castellitto

festa-cinema-italiano-Viseu-2022-1

Related Posts
Hospital de Bragança
Ler Mais

Hospital de Bragança sem TAC

Foto por Reis Quarteu – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=82031996O Hospital de Bragança estará sem Tomografia Axial…
Skip to content