“Esta é a nossa gente, esta é a nossa luta. Isto é gente de luta!”

Catarina Martins esteve em Vila Real no passado dia 9 de fevereiro
Catarina Martins Vila Real 9 fev. 2024

Catarina Martins, ex-coordenadora do Bloco de Esquerda, esteve em Vila Real no passado dia 9 de fevereiro. Encontrou-se com associações e populações em Covas do Barroso para falar sobre a exploração de lítio.

No final do dia, em Vila Real, partilhou: “Sabemos que as pessoas com quem estivemos hoje de manhã, em Covas do Barroso, há 3 meses naquela aldeia fazem turnos para impedir as máquinas que querem entrar pelos seus terrenos para começar a fazer a mina – isto é coragem. Isto é coragem! Isto é enfrentar interesses económicos poderosos”.

Acrescentou que é “gente que não entra em lutas que estão ganhas, gente que entra em lutas por ganhar e que as vai ganhar porque acredita numa ideia de comunidade. Porque sabe que nós defendemos uns dos outros. Porque sabe que se cada um deles aceitar vender o seu terrenozinho para fazer dinheiro agora, não só o dinheiro vai acabar muito depressa, como aquele solo, aquela água e todo o país ficam em risco. Gente que se levanta por muito mais do que o interesse individual imediato, que se levanta por uma ideia de país – uma ideia a sério. Esta é a nossa gente, esta é a nossa luta. Isto é gente de luta!”.  

A ex-coordenadora do Bloco de Esquerda aproveitou a oportunidade para referir que “há populações neste país que lutam todos os dias de cabeça erguida, sem resultados garantidos mas com a justeza das suas razões… E é aí que se encontra o Bloco. Nós não aceitamos que o interior seja um sítio, e o Vasco já falou disso tão bem, onde se produz a energia, onde se vem buscar a água, onde se produz boa parte das riquezas do país mas não fica nada. Não aceitamos que onde mora pouca gente se possa fazer qualquer atentado ambiental a ver se ninguém nota. Não! Quem lá vive nota e sofremos todos. Mais tarde ou mais cedo chegar-nos-á a todos.”

Related Posts
Skip to content