Frente Ativa pela Libertação Animal, ou FALA, é criada em Viseu como um projeto que “mudou, cresceu e avançou” do antigo coletivo Viseu Animal Save.

Este coletivo diz em nota no facebook que mudou a sua imagem e a sua comunicação, “mas acima de tudo, mudámos a nossa forma de ver as coisas quanto ao activismo”. “Quando sentimos que não estamos seguros num lugar, a solução é mudar” dizem fazendo referência aos casos que fizeram este coletivo desvincular-se do Animal Save Movement a que pertenciam.

Nesta nova organização, que não renega o seu passado, mas diz que cresceu e deixou “para trás tudo o que não nos servia e o que nos era tóxico”, passando “assim a fazer parte de um colectivo horizontal que valoriza realmente todos e todas as suas activistas, pois sabemos que uma organização só funciona quando existe respeito e empatia mútuos, deixando o narcisismo de fora”.

Prometem que na FALA, “todas as decisões são tomadas democraticamente” e priorizam o compromisso com a “Não-Violência, tanto nas nossas campanhas e ações, como na comunicação interna da organização”.

Do tempo que estiveram parados, dizem que serviu de “retrospectiva e reflexão”, mas também para a “dedicação a um trabalho que vem agora pela frente, sempre com o mesmo objectivo – a libertação animal”.

Deixam ainda o apelo: “Porque na FALA todos e todas podem FALAr. Todos e todas têm o seu espaço. Se TU consegues ouvir as vozes dos animais, te preocupas com os seus direitos e sentes que tens muito para FALAr, mas te falta o local e a comunidade onde o possas fazer, fala connosco! Estamos em Viseu e noutros locais do país”.

 

Deixe o seu comentário

Skip to content