Fazer o que nunca foi feito por Viseu

Programa eleitoral do Bloco de Esquerda às Legislativas de 2024, para Viseu

Programa eleitoral do Bloco de Esquerda | Legislativas de 2024

Círculo eleitoral de Bragança

 

Valorizar o Interior

Pela Coesão Territorial, combatemos o isolamento das populações, o desprezo ambiental e o extrativismo cego. Propomos um programa de reabertura de serviços, sejam extensões de saúde ou valências de hospital, serviços de emergência, finanças, correios ou agências bancárias. Não se fixa população continuando a fechar serviços públicos.

Defenderemos os nossos cursos de água, reivindicando a despoluição das bacias hidrográficas do Mondego, Vouga e Douro. Propomos remuneração de serviços de ecossistema e gestão comunitária como alternativa às monoculturas, como o eucalipto. Ficamos ao lado das populações na sua rejeição de projetos de mineração desenfreada. Apoiamos a produção e fruição cultural no território.

 

Levar a mobilidade a sério

A aposta na ferrovia é central para o nosso distrito. Prioridade à requalificação da Linha da Beira Alta. É necessário eletrificar a Linha do Douro, e reabrir até Barca d’Alva. Queremos antecipar a construção da linha ferroviária Aveiro – Viseu – Guarda – Salamanca, apenas prevista para 2050. Ao mesmo tempo, é necessário eliminar as portagens das ex-SCUT, A24 e A25. É urgente concluir, em perfil 2+2, as obras do IP3 e requalificar e concluir tantas outras estradas do distrito. Repensar a mobilidade no distrito envolve uma aposta séria em transportes coletivos nos e entre os vários municípios, com a criação de um passe único regional.

 

Vida boa – saúde, educação, habitação

Na saúde, é preciso fixar profissionais. É preciso um Centro Hospitalar que dê resposta às necessidades, seja através da rápida conclusão do Serviço de Psiquiatria e do Ambulatório de Radioterapia, seja com o aprofundamento de outras áreas de intervenção. Mas é na prevenção e na proximidade que está a maior lacuna. É preciso reabrir o SAP de Mangualde, o SUB de São Pedro do Sul e muitas extensões de saúde que foram fechadas, seja por falta de profissionais, ou por falta de vontade política. É preciso dotar os serviços locais de meios de diagnóstico e terapêutica, de saúde dentária e mental.

Executar a migração do Instituto Politécnico de Viseu para uma Universidade Politécnica, através de investimento em investigação e aprofundamento das áreas científicas, bem como intensificar a oferta de cursos descentralizados ligados às necessidades dos vários concelhos. Propomos o reforço do número de camas de Residências Estudantis, tanto em Viseu como em Lamego.

Também no nosso distrito, as rendas e prestações subiram a níveis insustentáveis – houve um aumento de 54% no concelho de Viseu, entre 2018 e 2022, nas rendas de novos contratos. É possível aumentar no nosso território a percentagem de habitação pública e cooperativa.

Apenas com todos estes compromissos é possível criar emprego local e qualificado, subir o salário médio e fixar população no Interior. Com as soluções para a ferrovia, criamos as condições para um grande polo industrial em Dão Lafões e atratividade para o Douro; com os serviços de ecossistema e gestão comunitária, garantimos rentabilidade na gestão do território; com a criação de habitação, teremos rendas justas e mais emprego; com serviços descentralizados de saúde e educação, geramos conhecimento e postos de trabalho qualificados, capazes de dinamizar a economia local.

Related Posts
Skip to content